quinta-feira, 1 de março de 2012

O dia de proteção ao frio na rússia


Os povos do Norte da Rússia gostam de um bom frio com neve. Por isso decidiram numa festa nova – o Dia de Proteção ao Frio, o último dia de inverno. Este ano realiza-se pela primeira vez. Os promotores da festa estão preocupados pelos prognósticos do aquecimento global e suas consequências para as regiões árticas do mundo, e mostram a sua esperança que a festa torne-se internacional.
As línguas dos povos da região subártica russa contêm cerca de 50 definições da neve de vários tipos. Desde crianças os nortenhos aprendem a 
foto: RIA Novosti

distinguir as nuances e pormenores da condição da neve. O frio aqui é una condição indispensável da estabilidade do sistema inteiro da vida, assegurando a existência dos ursos polares, focas, baleias brancas e outros mamíferos marítimos polares. O viver tradicional dos povos nortenhos indígenas é impossível sem ele.
Matvei Tchuptov, chefe do “Centro das Iniciativas Árticas”, conta que a idéia de realizar um Dia do Frio surgiu num vilarejo de nentsi, num tchum – uma morada tradicional dos povos nortenhos, nas proximidades da cidade de Narian-Mar.
"Nós juntamos e decidimos que precisamos duma festa comum, que possa unir todos os residentes da Ártica e para podermos proteger os nossos interesses, os interesses do nosso mundo que inclui o mundo animal, que é o ambiente onde todos nós vivemos. As pessoas decidiram que chega de lutar contra o aquecimento global, tem que começar a proteger o frio. Isso é, mudar o enfoque, medar inclusive os princípios do protocol de Kioto, os quais, infelizmente, não funcionam hoje em dia em nenhum lugar do mundo."
Tchuprov cré que esta é uma maneira simples e acessível de chamar a atenção dos povos do planeta ao verdadeiro milagre que é a Ártica. Forums científicos, onde se discutam problemas das alterações no clima, realizam-se nas cidades do Norte da Rússia. Mas o mais importante são as festas populares com diversões de inverno tradicionais.
Victor Boiarski, explorador polar, Diretor do Museu Ártico e Antártico, considera o nome da festa um tanto congelador, mas acha a idéia ótima.
"É importante que a festa for realmente dinâmica, fascinante, atrativa para a mocidade, divesificando a nossa vida. Espero que isto torne-se uma tradição."
As diversões populares realizam-se hoje em Narian-Mar e Arkhanguelsk, uma teleponte está instalada entre as duas cidades. Um chum está erguido na praça central de Narian-Mar. Oferecem-se passeios de trenôs puxados por veados, artesanía e cozinha nacional. Estudantes de Arkhanguelsk organizaram um flash-mob. A prefeitura de Salekhard, capital de Iamálo-Nenetski Distrito Autónomo, junto com a Federação das Organizações Infantis da Rússia e várias fundações internacionais, organizou uma festa infantil do Dia de Proteção ao Frio.
FONTE ;http://portuguese.ruvr.ru/

Nota: Ao que tudo indica, esse clamor por um dia de proteção ao meio ambiente (ou seus similares: Dia da Terra, Dia de Gaia, Dia sem Carne, Dia sem Carro, Dia de Proteção ao Frio, etc...) dará, num futuro próximo, força para instituir um dia semanal de descanso para o planeta. Por esse motivo, a ICAR saiu na frente e disse que o domingo é esse dia. Cliqueaqui e aqui e veja o que Bento XVI falou sobre o assunto.

Tornados deixam pelo menos 10 mortos no meio oeste dos EUA



Atualmente, os serviços de emergência realizam buscas nas cidades afetadas para verificar se há cidadãos soterrados nas casas



Washington - Vários tornados deixaram pelo menos dez mortos na madrugada desta quarta-feira no sul dos estados americanos de Illinois e Missouri, confirmaram as autoridades de saúde dos Estados Unidos, que advertem sobre dezenas de feridos e danos materiais.
Até seis estados do país, no meio oeste e sul dos EUA, estão nesta quarta-feira sob a ameaça de fortes tempestades e alertas de tornado.
Em áreas do Tennessee, Kentucky e Kansas, houve fortes chuvas e ventos nesta manhã. Em Harrisburg (Illinois), a cidade mais afetada, o prefeito Eric Gregg disse à rede de televisão 'CNN' que o número provisório de mortos na cidade chega a cinco, mas 'pode seguir aumentando'.
Em outras cidades também houve mortos, um deles no sul do estado do Missouri, informa a imprensa local.
Algumas vítimas chegaram sem vida aos hospitais da região e pelo menos dois dos mortos são menores de idade.
Em Harrisburg, o prefeito classificou os efeitos na cidade de 'absolutamente devastadores': um mínimo de 100 pessoas feridas na zona urbana, cerca de 300 casas foram parcialmente ou totalmente destruídas e cerca de 25 estabelecimentos comerciais ficaram danificados, segundo dados do escritório da Administração local.
Tanto em Harrisburg como no restante do sul do estado de Illinois, diversas linhas de energia foram afetadas, houve vazamentos de gás, várias ruas estão bloqueadas e as escolas estão fechadas.
A companhia energética Ameren Illinois informou que cerca de 12,3 mil clientes se encontram sem fornecimento de eletricidade.
No condado de Gallatin, cerca de Harrisburg, a polícia informou que a tempestade destruiu uma igreja na cidade de Ridgway, destaca o jornal 'Chicago Tribune'.
Atualmente, os serviços de emergência realizam buscas nas cidades afetadas para verificar se há cidadãos soterrados nas casas. 

HV 7 - UM Milagre in forma de Livro