sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Crise econômica e desespero faz população se voltar a esoterismo na Espanha


Por Jussara Teixeira em 18 de outubro de 2012 
Tags: 
Crise econômica e desespero faz população se voltar a esoterismo na EspanhaA crise econômica na Espanha, que vem resultando em números recorde de desemprego, tem atraido a população a seitas esotéricas, que vem em forma de terapias disfarçada de forma quase mágica.
A procura por estas “terapias” vem aumentando principalemnte em Barcelona e em toda a região da Catalunha. A faixa mais propensa a procurar as seitas esotéricas são pessoas na faixa dos 30 anos e que estão desempregados. Segundo o psicólogo Michael Pearl, da Associação Americana de Pesquisa sobre o Abuso Psicológico (AAPAP), o aumento do desespero leva à procura de propostas que prometem resolver magicamente os problemas”.
Segundo o Acontecercristiano.net, a Associação de Atenção a Dependências Sociais (AADS), “muitos grupos surgem com a crise e prometem trabalho, riquezas, geração de negócios, e de quebra, resolver qualquer problema físicos ou psicológico”.
De acordo com Pearl, os grupos que proliferam em períodos de crise apresentam falsas terapias. “Eles usam termos específicos para tratamentos alternativos, porque eles são um bom gancho para atrair pessoas”, disse Pearl. Para o psicólogo, esses grupos indicam induzem a um reequilíbrio físico e espiritual diante de um conflito emocional e econômico. ” Vale tudo”, conclui ele.
Os grupos esotéricos praticam geralmente um culto à natureza liderados por druidas ou chamãs que que se utilizam de feitiços ou encantamentos “reformulados”. 22% dos casos tratados pela AADS são vitimas de grupos esotéricos.
Dados levantados no último Censo de 2005 dão conta que 53.316 foram cooptados por estas seitas. Já foram contabilizadas 88 seitas, 16 delas perigosas.
Os membros das seitas que atraem pessoas para seu interior se apresentam como pessoas bem vestidas e altamente articuladas que se apresentam em eventos em grande redes hoteleiras. Os grupos esotéricos se apresentam batsante organizados e possuem representantes específicos para cada classe social, de forma a falar a linguagem que atraia todos os segmentos sociais.
Por Jussara Teixeira para o Gospel +