quinta-feira, 18 de abril de 2013

Tremor de terra em Montes Claros atinge 3,7 de magnitude, diz UnB



Tremor ocorreu às 07h11, segundo o observatório sismológico da UnB.
Foco foi na Vila Atlântida, região Noroeste, e sentido em vários bairros.

Michelly Oda e Adriana LisboaDo G1 Grande Minas

Mais um forte tremor de terra assustou os moradores de Montes Claros (MG), nesta quinta-feira (18). O abalo ocorreu às 7h11 e atingiu 3.8 graus na escala Richter, segundo o Observatório Sismológico de Brasília (Obsis), centro de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB).
De acordo com o Obsis, o foco do tremor foi no bairro Vila Atlântida, região Noroeste. Mas moradores de pelo menos 11 bairros, em diferentes pontos da cidade, sentiram o abalo. O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 200 ligações.
Rosilene estava no banho quando sentiu o tremor (Foto: Michelly Oda / G1)Rosilene estava no banho quando sentiu o tremor
(Foto: Michelly Oda / G1)
"Eu estava tomando banho e ouvi um barulho muito forte nas paredes. Tive a sensação de que tudo iria desabar, queria sair correndo", conta Rosilene Santos, moradora do bairro Morrinhos.

A assistente social ficou tão nervosa que o marido, Juvanir Batista, teve que levá-la ao médico. "Ela estava muito alterada, tremendo e chorando sem parar", diz.
Como o abalo ocorreu no momento em que estudantes chegavam nas escolas, aulas tiveram que ser canceladas devido ao pânico, como ocorreu no bairro Santos Reis, um dos locais onde o tremor teve maior intensidade.
As aulas de uma escola estadual foram suspensas (Foto: Michelly Oda / G1)As aulas de uma escola estadual foram suspensas
(Foto: Michelly Oda / G1)
"Houve muitos gritos e correrias, os alunos ficaram assustados e os professores não sabiam como agir", afirma Maria Francisa Silva, diretora da escola estadual Belvinda Ribeiro.
O estudante Tiago da Silva, de 8 anos, é um dos 500 que estavam no local. "Meus colegas gritava, choravam e saíriam correndo. Senti muito medo, parecia que a escola ia cair", diz o menino.
Outra instituição também teve o ritmo de aulas modificado na manhã desta quinta-feira,  no Cemei Nossa Senhora da Conceição, 160 crianças de dois a cinco anos estavam no local.
Professora conta que uma telha quase cai na cabeça de um de seus alunos (Foto: Michelly Oda / G1)Professora conta que uma telha quase cai na cabeça
de um de seus alunos (Foto: Michelly Oda / G1)
"Fazíamos a oração diária quando ouvimos um barulho que parecia uma bomba sendo explodida dentro da terra. Um telha caiu e por pouco não acertou uma das crianças. Após o susto, os pais buscaram os filhos", relembra a professora Fabrícia de Oliveira.
O técnico em mecânica, Sílvio Andrezo, estava no aeroporto Mário Ribeiro quando sentiu o abalo. "A estrutura tremeu bastante os taxistas que estavam no local saíram correndo", fala. Ele que morou em Campinas (SP) por quatro anos e há pouco tempo retornou para o Norte Minas.
"Quando dizia que era de Montes Claros, as pessoas logo comentavam, a você é da cidade onde a terra está tremendo, é uma fama que se espalhou pelo Brasil."
O que diz a ciência
Técnicos analisam área afetada por tremor e instalam sismógrafo (Foto: Divulgação/Observatório da UnB)Uma das estações existentes em Montes Claros
(Foto: Divulgação/Observatório da UnB)
O último tremor de terra registrado em Montes Claros foi em 23 de dezembro de 2012. O mais intenso ocorreu em 19 de maio de 2012, com magnitude 4.2  na escala Richter. Atualmente nove estações sismográficas móveis fazem o monitoramento dos abalos. Na próxima semana, uma estação permanente vai ser instalada e coordenada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
O chefe da estação na universidade, Expedito Ferreira,  explica que os estudos começaram a ser feitos em junho de 2012 e já apontam que os tremores em Montes Claros devem ter magnitude máxima de cinco graus. O especialista afirma que o Brasil está localizado em cima de uma única placa, a Sulamericana, caso estivesse em um encontro de placas, como o Japão, a intensidade registrada seria maior, assim como os estragos.
O especialista ainda explica a causa dos abalos. "Há uma falha geológica na região Noroeste da cidade, quando há uma movimentação de placas ocorre a geração de energia, que é dissipada em forma de ondas. Não há uma periodicidade para a ocorrência dos tremores, eles podem acontecer e parar repentinamente."

Explosão deixa dezenas de mortos no Texas




Cerca de 60 ou 70 pessoas morreram e pelo menos 100 ficaram feridas na explosão de uma fábrica de fertilizantes numa pequena cidade próxima de Waco, Texas, nesta quarta-feira, segundo a CBS. Equipes de emergência de toda a região central do Texas chegaram ao local pouco antes das 20h após a primeira explosão na usina na pequena cidade de West, ao norte de Waco. Havia o temor de que ocorresse uma segunda explosão.

O fogo começou em um tanque de amônia e se espalhou para o prédio, disseram as autoridades. A explosão resultante espalhou o fogo para a escola secundária e de um lar de idosos nas proximidades. A explosão foi sentida em toda a cidade. Segundo as autoridades, a maioria das lesões foi causada por detritos arremessados pela explosão, como vidro, portas e outros estilhaços. Todos dentro do perímetro de uma milha do incêndio foram ordenados a evacuar a área.

Por volta das 22h45, 61 vítimas lesionadas tinham sido atendidas no Hillcrest Baptist Medical Center, das quais 44 em estado grave. Outras vítimas foram levadas para hospitais próximos. Houve relatos que um segundo tanque de fertilizante estaria em chamas, mas as autoridades desmentiram. Uma tempestade que se aproximava poderia produzir rajadas de vento durante a noite, dissipando a fumaça, mas alastrando as chamas e dificultando o trabalho das equipes do corpo de bombeiros.

Alguns moradores do lar de idosos foram gravemente feridos e havia crianças entre os feridos. Duas crianças ficaram presas no segundo andar do complexo de apartamentos danificados. De acordo com o xerife, a área parecia uma zona de guerra.

Uma mulher que estava passando pela rodovia interestadual 35, no momento da explosão, disse que ela e seu namorado viram uma bola de fogo de 100 metros de largura disparar para o ar, formando um cogumelo semelhante a de uma bomba atômica. Um homem que vive a 15 milhas a noroeste de Hillsboro sentiu o abalo da explosão. Chris Moore estava em um culto de oração na noite de quarta em Navarro Mills, cerca de 35 milhas da explosão. Ele disse que a explosão abalou a igreja.

Oremos pelas vítimas e seus familiares, bem como pelas autoridades que investigarão o que provocou este lamentável incidente.

Quando ocorreu o atentado em Boston, houve quem dissesse que aquilo teria sido juízo de Deus sobre o berço do liberalismo teológico, uma região que séculos atrás foi cenário do maior despertamento espiritual que a América vivenciou em sua história, e que agora tornou-se num cemitério de igrejas. Os que pensam assim deveriam reconsiderar seu posicionamento, posto que a região que agora sofre com esta tragédia faz parte do chamado "The Bible Belt" (Cinturão bíblico), onde o fundamentalismo cristão impera com força total. Portanto, não há lugar para juízo, mas apenas para lamentações e solidariedade.