sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Terremoto de magnitude 7,6 atinge as Filipinas e provoca alerta de tsunami


Um terremoto de magnitude 7,6 na escalaRichter foi registrado nesta sexta-feira (31) em uma zona marítima ao leste dasFilipinas, informou o Instituto Geológico Americano (USGS) no boletim das 10h47. Mais cedo o instituto havia divulgado que a magnitude era 7,9, mas ajustou o índice.
No boletim das 9h, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico no Havaí (PTWC, em inglês) emitiu aviso dizendo que o alerta valia para Filipinas, Indonésia, Taiwan, Japão e várias ilhas do Pacífico. Mas por volta das 11h (de Brasília), o alerta foi suspenso e agora vale apenas para Filipinas e Indonésia.  
Mapa mostra local do epicentro do terremotoO prefeito da localidade de Cagayan de Oro, que fica na ilha de Mindanau, ao sudeste das Filipinas, confirmou um morto e um ferido, segundo a Reuters. Ainda de acordo com a agência, o Centro de avisos de tsunamis do Pacífico confirmou que "um tsunami foi gerado" com o tremor e divulgou horários estimados que a onda deve atingir as costas de Geme, Berebere e Patani, na Indonésia; Legaspi, Davao e Palanan, nas Filipinas; e Malakal, em Palau (Micronésia).
O horário previsto para a primeira onda de tsunami, que atingiria Indonésia e Filipinas, passou sem que tenha sido emitido nenhum informe imediato de danos. 
O PTWC disse que "não se sabe se o tsunami foi gerado". "O alerta foi por causa do tamanho do terremoto, que tem potencial para gerar um tsunami destrutivo que pode atingir áreas costeiras próximas ao epicentro em minutos."
O USGS disse que o tremor ocorreu a uma profundidade de 33 quilômetros às 20h47 locais (9h47 de Brasília), 139 km a leste da cidade de Sulangan. 
A região, conhecida como Círculo de Fogo do oceano Pacífico, possui grande atividade sísmica e vulcânica e é sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria de média intensidade. Em 2004, um terremoto de magnitude 9,2 deixou mais de 220 mil mortos na Indonésia e em outros países vizinhos do oceano Índico, como Sri Lanka, Índia e Tailândia.
Em fevereiro deste ano, as Filipinas registraram outro terremoto de magnitude 6,7 que deixou 65 mortos. (Com agências internacionais)