terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Evidências - Existe uma religião verdadeira?, 2012 - TV Novo Tempo


Série espiritismo – estudo 4




O segundo pilar do espiritismo: O estado do homem após a morte
• Introdução
1. Existe consciência após a morte?
2. Para onde vai alma quando alguém morre?
3. O que é o “espírito” de acordo com a Bíblia?
No livro O Céu e o Inferno, capítulo 2, Allan Kardec disse que os espíritas “sabem que a vida futura é a continuação da vida terrena em melhores condições e aguardam-na com a mesma confiança com que aguardariam o despontar do Sol após uma noite de tempestade”. (Grifo acrescentado).
Será que esse posicionamento dele é o mesmo da Bíblia? É sobre isso que estudaremos no programa de hoje. Esse assunto fará toda a diferença em sua vida espiritual amigo ouvinte, pois, poderá livrá-lo de um dos maiores enganos nesses últimos dias: o de que o ser humano é imortal naturalmente sem estar ao lado de Deus e comendo da árvore da vida. Não deixe de acompanhar também o programa de hoje!
• Estudo
1) Qual a foi a maior tragédia que o pecado trouxe para a humanidade? Romanos 6:23 (primeira parte).
Resposta: a morte do pecador.
2) Depois que Adão e Eva desobedeceram a Deus, qual foi a primeira atitude do Criador. Por que o Senhor tomou essa decisão? Gênesis 3:22, 23.
Resposta: Tirou-lhes o acesso à árvore da vida. Fez isso porque, se continuassem comendo do fruto, seriam pecadores imortais e, consequentemente, o sofrimento seria eterno.
Nota: Se HOJE o ser humano NÃO TEM ACESSSO à árvore da vida, isso significa que não somos imortais até o dia em que Jesus voltar e nos levar para o Céu (João 14:1-3) para comeremos novamente do fruto da árvore que se encontra no paraíso de Deus (Apocalipse 2:7).
3) Somente quem é imortal? 1 Timóteo 6:15, 16.
Resposta: Deus. As demais criaturas só podem ter vida se estiverem ligadas a Ele.
4) Se o ser humano não tem acesso à árvore da vida e só Deus é imortal, para onde vai a “alma” após a morte? O que é alma? Ezequiel 18:4; compare com Deuteronômio 10:22.
Resposta: A alma morre porque alma é a pessoa viva e não é uma “entidade imaterial” que sobrevive fora do corpo. A “alma” – o pessoa – vai para o pós da terra de acordo com Gênesis 3:19 e Eclesiastes 3:20. (Não vai para o Céu, inferno, purgatório ou para outro corpo a fim de reencarnar).
5) Então, o que Gênesis 35:18 quer dizer quando afirma que “sai a alma” de Raquel depois da morte dela?
Resposta: O termo “alma” pode ser traduzido de várias maneiras nas Escrituras. Precisamos analisar o contexto do verso para obtermos o melhor significado e jamais os conceitos gregos para a palavra!
Quando lemos a Bíblia na Nova Versão Internacional percebemos que o termo “alma” já foi corretamente traduzido por vida (inclusive no texto de 1 Reis 17:21, 22, malcompreendido por muitos). Veja com o texto foi traduzido: “Já a ponto de sair-lhe a vida, quando estava morrendo…”
Portanto, a palavra “alma” em Gênesis 35:18 se refere à vida.
6) O que é o “espírito”? Gênesis 2:7; Eclesiastes 12:7.
Resposta: Alguns significados para as palavras hebraicas e grega utilizadas para se referir ao “espírito” (ruachneshamah [hebraico] e pneuma [grego] são: “vento”, “ar”. Em Gênesis 2:7 aparece a expressão “fôlego de vida”, que é o mesmo que espírito. Portanto, espírito é o fôlego de vida que Deus colocou em cada ser humano. O princípio vital do Criador que mantém-nos vivos.

7) Algumas evidências de que o ser humano deixa de existir depois da morte:
a) Perda do acesso à árvore da vida – Gênesis 3:22 e 23;
b) Necessidade de comer desta árvore novamente, NO FUTURO, para preservar a imortalidade – Apocalipse 22:2;
c) Perda da consciência na morte – Eclesiastes 9:5, 6 e 10 – compare com o Salmo 88:10-12; Salmo 115:17 e 146:4.
d) Impossibilidade de adquirir conhecimento e sabedoria enquanto estiver morto – Jó 4:21 (se a pessoa estivesse no Céu ou noutra dimensão espiritual, aprenderia muito mais que qualquer pessoa aqui da Terra…);
e) Impossibilidade de adorar a Deus – Salmo 6:5 (se o “espírito” estivesse no Céu, o que mais faria seria adorar a Deus!)
f) Necessidade de passar pelo processo de santificação, uma preparação diária para a eternidade – Hebreus 12:14; Romanos 2:7;
g) Necessidade de uma ressurreição para voltar à vida – Isaías 26:19; 1 Tessalonicenses 4:13-17;
h) Os autores bíblicos, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, comparam a morte a um sono,sem sonhos. Eis alguns deles:
(1) Davi – Salmo 13:3;
(2) Isaías – Isaías 26:19;
(3) Jeremias – Jeremias 51:39 e 57;
(4) Daniel – Daniel 12:2;
(5) Paulo – 1 Coríntios 15:16-18; 1 Tessalonicenses 4:13, etc.
8) Para Jesus, o que a pessoa morta está fazendo neste momento? João 11:11-14
Resposta: Para o Senhor Jesus Cristo, a pessoa morta está dormindo.
9) De acordo com 1 Tessalonicenses 4:18, as pessoas que perderam um ente querido devem ser consoladas com o ensino da reencarnação?
Resposta: Não! Devem ser confortadas com a crença na doutrina da ressurreição.
10) O que é Ressurreição? Daniel 12:2; 1 Coríntios 15:50-55
Resposta: Ressurgir do pó da Terra com o corpo transformado.
11) Quando será a Ressurreição? Daniel 12:13; João 6:40 e 54; 1Tessalonicenses 4:13-18
Resposta: No último dia, momento em que Jesus vai voltar.
12) O que devemos fazer para ganharmos a vida eterna? João 5:24.
Resposta: Crer em Deus e aceitar todos os ensinos de Jesus Cristo – inclusive a respeito do que acontece depois da morte!
Convite: >“Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá” João 11:25.
Minha oração: “Senhor: Agradeço-lhe por saber que a morte não é o fim de tudo e que um dia poderei encontrar os meus queridos quando Jesus voltar e os ressuscitar. Prepara-me para o encontro com o Senhor nas nuvens do Céu e me dê a alegria de rever na eternidade as pessoas que amo. Obrigado por essa esperança!”

Nota: Resolvemos disponibilizar no Blog um ótimo material do Programa Na Mira da Verdade tudo a respeito sobre o Espiritismo. Pois alguns internautas que querem defender a sua fé de todas as formas possíveis e inimagináveis, descartamos qualquer comentário que não tenha base bíblica. Qualquer assunto que tiver fundamento bíblico poderemos conversar numa boa, mas ficar se degladiando e sem respaldo da Bíblia é como se tivessemos falando palavras ao vento num grande desperdício. Um grande abraço a todos.

Série espiritismo – Estudo 3




O primeiro pilar do espiritismo: A reencarnação – Parte 2
Daremos sequencia à análise do primeiro pilar do espiritismo: a reencarnação.
4) Algumas pessoas têm a sensação de já terem visitado certos lugares e muitos espíritas ensinam que isso acontece por causa de passeios em “vidas passadas”. Como explicar essa impressão de que já estivemos em lugares onde nunca tínhamos ido?
Resposta: Nossa mente é muito complexa ao ponto de a própria ciência não compreendê-la bem. Certo é que o cérebro pode facilmente nos passar a sensação de que já estivemos em determinado lugar, mesmo nunca tendo passado por perto. Simplesmente por que nossa mente já gravou um cenário “parecido”, que poderíamos ter visto em uma viagem, num filme, desenho, etc.
O fato de “acharmos” que já estivemos em determinado lugar jamais poderá insinuar que exista a reencarnação, assim como uma pessoa, que nunca comeu um prato de lasanha poderá dizer: “acho que comi isto em outra vida passada”, pois a lasanha não existe há tanto tempo assim… Se fosse possível comer a lasanha em outra vida, então até mesmo a comida “reencarnar”…
5) Quais textos da Bíblia provam que a doutrina da reencarnação não se origina em Deus? E por quê?
Resposta: São muitos. Vejamos alguns:
• Efésios 2:8,9 – A Bíblia diz que a Salvação é pela graça, é um presente. Se fosse através da reencarnação, seria pelas obras. Está Escrito: “Se, porém, andarmos na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo o pecado” 1 João 1:7. Vemos que não é a reencarnação que nos purifica dos pecados, mas UNICAMENTE o sacrifício de Jesus na cruz. Ninguém pode estabelecer outro plano de salvação – nem mesmo Allan Kardec. No Evangelho de João 1:29 está relatado a declaração de João Batista sobre Jesus. Sabe o que ele disse? “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Não precisamos reencarnar para atingirmos um estágio maior de perfeição: precisamos de Jesus Cristo;
• Romanos 3:24-31 – “sendo justificados (perdoados) gratuitamente , por sua graça, através da redenção que há em Cristo Jesus”. Aqui, a Bíblia menciona que o perdão é através da salvação que há em Jesus e não que iremos melhorar através de sucessivas reencarnações;
• 1 Tessalonicenses 4:13,18 – Nesse trecho bíblico, o Senhor nos diz que irá voltar para nos buscar. Se existisse a reencarnação, como um meio de “aperfeiçoar” o ser humano, por que Jesus teria de vir e nos levar ao céu? Poderíamos ir sozinhos por nossos méritos – algo totalmente antibíblico;
• 1 Coríntios 15:51-54 – Este verso nos ensina que, para sermos aperfeiçoados, Jesus tem de voltar nos transformar de uma só vez, INSTANTANEAMENTE. Não temos de passar pela reencarnação;
• 2 Coríntios 6:2 – “…eis ,agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação…”Podemos notar que a salvação ou o aperfeiçoamento da pessoa não vem depois da morte com a reencarnação, pois, isso levaria muito tempo e o sacrifício de Jesus não teria eficácia alguma. Temos a oportunidade se ser salvos apenas agora, nesta vida. Basta aceitarmos a Jesus como nosso Salvador! (1 João 5:12).;
• Hebreus 9:27 – Este é um dos textos bíblicos que melhor refutam a doutrina da reencarnação. Diz o seguinte: “e, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo…” A Palavra de Deus é clara ao dizer que morremos uma só vez. Não duas, três, quatro ou cinco para depois reencarnarmos. Note que, após a morte, vem o juízo (a vida da pessoa é selada para a salvação ou perdição), e não a reencarnação!
6) Sendo que a reencarnação não existe, como o ser humano pode se aperfeiçoar?
Resposta:strong> Passando por todas as fases da salvação. Resumidamente, são elas:
• A predestinação bíblica***: “assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” Efésios 1:4-5.
• A justificação: “Justificados [tornado justos, perdoados] pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” Romanos 5:1.
• A santificação: “Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” 1 Pedro 1:16.“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hebreus 12:14.
• A glorificação: “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.” Romanos 8:17.
Ser glorificado é ser transformado na volta de Jesus: “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.” Filipenses 3:20-21.
Nesse processo de salvação elaborado por Deus, não há lugar para a reencarnação! Por que reencarnar se nessa vida estamos sendo santificados e se seremos glorificados na volta de Jesus?
Considerações finais:
Um importante princípio filosófico é o de que “duas coisas contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo”. Portanto, pelo que estudamos nesses dois programas, podemos concluir que aceitamos a Bíblia ou a doutrina da reencarnação. Não há como acreditar nas duas. Qual ensino você irá escolher?
Finalizamos com algumas citações do livro de Jó que também comprovam a não existência da reencarnação. Jó fez uma pergunta e ele mesmo deu a resposta, inspirado por Deus. Oramos para que nosso (a) amigo (a) ouvinte (a) aceite a resposta bíblica para esta importante pergunta: “os mortos podem reencarnar?”
Pergunta: “morrendo o homem, porventura tornará a viver”? Jó 14:14.
Resposta: “… assim o homem se deita, e não se levanta: enquanto exibirem os céus não acordará,nem será despertado de seu sono” (verso 12).
“… antes que eu vá para o lugar de que não voltarei, para a terra das trevas e da sombra da morte…”Jó 10:21.
“Porque dentro de poucos anos eu seguirei o caminho de onde não tornarei”
Jó 16:22.
“Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce á sepultura jamais tornará a subir. Nunca mais tornará a sua casa, nem o lugar onde habita o conhecerá jamais” Jó 7:9,10.
Convite: Estude sobre o assunto na Bíblia e não deixe de acompanhar os próximos programas na rádio Novo Tempo.
Minha oração: “Senhor Deus: ajude-me a crer na Bíblia mesmo que durante anos eu tenha aprendido algo diferente. Sou Seu filho e quero aprender mais para ter certeza do que realmente é a Verdade. Dá-me forças para decidir-me ao Seu lado e me proteja em minha busca pelo conhecimento de Sua vontade. Em nome de Jesus. Amém.”
*** Nota: A predestinação na Bíblia não é a mesma apresentada pelo teólogo João Calvino. Enquanto ele ensinava que uns são predestinados para a perdição e outros para serem salvos, a Bíblia afirma que todos são predestinados para salvação e que ninguém é destinado a se perder (ver 1 Tessalonicenses 5:9; Ezequiel 18:4, 20). Na predestinação de Deus, mesmo nos elegendo antes de nascermos, Ele permite que escolhamos continuar salvos ou não (ver Apocalipse 22:17; João 3:16; Jeremias 21:8).

Nota: Resolvemos disponibilizar no Blog um ótimo material do Programa Na Mira da Verdade tudo a respeito sobre o Espiritismo. Pois alguns internautas que querem defender a sua fé de todas as formas possíveis e inimagináveis, descartamos qualquer comentário que não tenha base bíblica. Qualquer assunto que tiver fundamento bíblico poderemos conversar numa boa, mas ficar se degladiando e sem respaldo da Bíblia é como se tivessemos falando palavras ao vento num grande desperdício. Um grande abraço a todos.
 

Igrejas e voluntários levam assistência às famílias e vítimas do incêndio na boate Kiss em Santa Maria. Saiba como ajudar também


Igrejas e voluntários levam assistência às famílias e vítimas do incêndio na boate Kiss em Santa Maria. Saiba como ajudar também
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, onde mais de 240 jovens morreram, causou comoção nacional e levou várias igrejas, assim como outros grupos voluntários a se mobilizarem para levar assistência às famílias das vítimas do desastre.
De acordo com o UOL, membros de igrejas das mais diversas denominações ofereceram ajuda no Centro Desportivo Municipal, onde mais de vinte corpos de vítimas do incêndio estão sendo velados. Cerca de 500 voluntários se encontra no local, na tentativa confortar quem perdeu um ente querido na tragédia. Em sua maioria, são jovens estudantes da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria.
Um grupo coordenado por jovens que participam projeto Vida Por Vidas, da Igreja Adventista, se mobilizou desde o início do domingo para uma campanha de doação de sangue emergencial em função da tragédia. Segundo o coordenador regional do projeto, Adriano Luz, o grupo se encontra em frente à Igreja Adventista Central da cidade, de onde se dirigem ao hemocentro que fica na região central da cidade.
- Os hospitais da cidade estão lotados e a ajuda de profissionais da saúde também é muito importante – acrescenta Luz, falando também sobre a mobilização de profissionais da saúde da Igreja Adventista que estão se voluntariando para ajudar no atendimento aos feridos, segundo informações do Portal Adventista.
Jovens da Igreja Universal também estão se mobilizando para doar sangue, e também de água mineral, em decorrência do incêndio. Segundo informações do site Arca Universal, voluntários da igreja em Santa Maria e das regiões próximas estão fazendo um trabalho humanitário intenso, com o intuito de ajudar e minimizar parte da dor.
- Desde que soubemos da tragédia enviamos máscaras, luvas descartáveis e cerca de 150 voluntários do grupo Força Jovem, do Agente da Comunidade e Godllywood, que ainda estão de plantão. Além disso, mandamos água e alimento para as pessoas que estavam ajudando no resgate e àquelas que se encontram no local para fazer o reconhecimento dos corpos – conta o pastor Carlos Cucato, responsável pelo trabalho local.
Cucato explica também que mais de 200 voluntários também já estão sendo levados para realizar doações de sangue aos hospitalizados, e salienta que esse número de pessoas continuará aumentando, até que o socorro e prestação de serviço sejam completamente realizados.
- Creio que nossa vontade reflete a vontade de Deus neste momento: trazer para perto essas famílias que estão sofrendo, consolar, confortar e fortalecer. Fazer o possível para ajudar é o espírito da Igreja Universal – comentou o bispo Edir Macedo sobre o trabalho.
O Pastor Roosevel da Primeira Igreja Batista em Santa Maria informou que os cultos da igreja foram cancelados, e o templo oferecido para que fossem realizados velórios das vítimas da tragédia, e também acolher famílias das vítimas vindas de cidades vizinhas.
A igreja Batista Camobi também está se mobilizando, com voluntários nos hospitais servindo lanches e água, além de diversos de seus membros que estão abrindo a porta de suas casas para receber familiares das vítimas vindas de outras partes do estado.
Para aliviar a dor de familiares e amigos, pai e filha foram ao ginásio na madrugada desta segunda-feira (28) e ofereceram conforto através da música. De acordo com o G1, José e Raissa Silva chegaram ao ginásio por volta das 4h da madrugada, e percorreram um a um os caixões das vítimas, abraçando os familiares e levando conforto através de algumas canções gospel.
- Alguns jovens que morreram eram conhecidos, outros não. Mas somos todos irmãos, criaturas de Deus. Viemos mostrar nossa compaixão, solidariedade. A música penetra na alma para serenar – justificou José
Saiba como ajudar:
Site do grupo Vida Por Vidas: http://www.vidaporvidas.com/
Os interessados em auxiliar no trabalho voluntário promovido no local pela Igreja Universal devem entrar em contato pelo e-mail sossantamaria@r7.com, ou nos Cenáculos da igreja.
Contato do pastor Ailton Rodrigues Morais, da igreja Batista Camobi: ailtonerubia@hotmail.com
Por Dan Martins, para o Gospel+