terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Igrejas e voluntários levam assistência às famílias e vítimas do incêndio na boate Kiss em Santa Maria. Saiba como ajudar também


Igrejas e voluntários levam assistência às famílias e vítimas do incêndio na boate Kiss em Santa Maria. Saiba como ajudar também
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, onde mais de 240 jovens morreram, causou comoção nacional e levou várias igrejas, assim como outros grupos voluntários a se mobilizarem para levar assistência às famílias das vítimas do desastre.
De acordo com o UOL, membros de igrejas das mais diversas denominações ofereceram ajuda no Centro Desportivo Municipal, onde mais de vinte corpos de vítimas do incêndio estão sendo velados. Cerca de 500 voluntários se encontra no local, na tentativa confortar quem perdeu um ente querido na tragédia. Em sua maioria, são jovens estudantes da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria.
Um grupo coordenado por jovens que participam projeto Vida Por Vidas, da Igreja Adventista, se mobilizou desde o início do domingo para uma campanha de doação de sangue emergencial em função da tragédia. Segundo o coordenador regional do projeto, Adriano Luz, o grupo se encontra em frente à Igreja Adventista Central da cidade, de onde se dirigem ao hemocentro que fica na região central da cidade.
- Os hospitais da cidade estão lotados e a ajuda de profissionais da saúde também é muito importante – acrescenta Luz, falando também sobre a mobilização de profissionais da saúde da Igreja Adventista que estão se voluntariando para ajudar no atendimento aos feridos, segundo informações do Portal Adventista.
Jovens da Igreja Universal também estão se mobilizando para doar sangue, e também de água mineral, em decorrência do incêndio. Segundo informações do site Arca Universal, voluntários da igreja em Santa Maria e das regiões próximas estão fazendo um trabalho humanitário intenso, com o intuito de ajudar e minimizar parte da dor.
- Desde que soubemos da tragédia enviamos máscaras, luvas descartáveis e cerca de 150 voluntários do grupo Força Jovem, do Agente da Comunidade e Godllywood, que ainda estão de plantão. Além disso, mandamos água e alimento para as pessoas que estavam ajudando no resgate e àquelas que se encontram no local para fazer o reconhecimento dos corpos – conta o pastor Carlos Cucato, responsável pelo trabalho local.
Cucato explica também que mais de 200 voluntários também já estão sendo levados para realizar doações de sangue aos hospitalizados, e salienta que esse número de pessoas continuará aumentando, até que o socorro e prestação de serviço sejam completamente realizados.
- Creio que nossa vontade reflete a vontade de Deus neste momento: trazer para perto essas famílias que estão sofrendo, consolar, confortar e fortalecer. Fazer o possível para ajudar é o espírito da Igreja Universal – comentou o bispo Edir Macedo sobre o trabalho.
O Pastor Roosevel da Primeira Igreja Batista em Santa Maria informou que os cultos da igreja foram cancelados, e o templo oferecido para que fossem realizados velórios das vítimas da tragédia, e também acolher famílias das vítimas vindas de cidades vizinhas.
A igreja Batista Camobi também está se mobilizando, com voluntários nos hospitais servindo lanches e água, além de diversos de seus membros que estão abrindo a porta de suas casas para receber familiares das vítimas vindas de outras partes do estado.
Para aliviar a dor de familiares e amigos, pai e filha foram ao ginásio na madrugada desta segunda-feira (28) e ofereceram conforto através da música. De acordo com o G1, José e Raissa Silva chegaram ao ginásio por volta das 4h da madrugada, e percorreram um a um os caixões das vítimas, abraçando os familiares e levando conforto através de algumas canções gospel.
- Alguns jovens que morreram eram conhecidos, outros não. Mas somos todos irmãos, criaturas de Deus. Viemos mostrar nossa compaixão, solidariedade. A música penetra na alma para serenar – justificou José
Saiba como ajudar:
Site do grupo Vida Por Vidas: http://www.vidaporvidas.com/
Os interessados em auxiliar no trabalho voluntário promovido no local pela Igreja Universal devem entrar em contato pelo e-mail sossantamaria@r7.com, ou nos Cenáculos da igreja.
Contato do pastor Ailton Rodrigues Morais, da igreja Batista Camobi: ailtonerubia@hotmail.com
Por Dan Martins, para o Gospel+