quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Iludidos por Avatar - Umberto Moura

Evangelho Maldito

LG Ultra HD 84" TV Commercial (METEOR EXPLODES DURING JOB INTERVIEW)

Forte tremor no Alasca provocaria tsunami na costa dos EUA, diz estudo

Fenômeno causaria perdas econômicas e evacuação da Califórnia.
Hipótese 'plausível' foi baseada em possível sismo de magnitude 9,1.


Da France Presse
Cientistas do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) divulgaram estudo em que alertam sobre a hipótese de um tsunami colossal, gerado a partir de um forte terremoto no Alasca, causar grandes danos à economia da Califórnia e forçar a evacuação de 750 mil pessoas.

Os especialistas basearam sua avaliação de danos em um possível sismo de magnitude 9,1 na costa do Pacífico do Alasca que, segundo disseram, é "hipotético, mas plausível".
A onda gigante causada pelo fenômeno geológico afetaria um terço de todos os barcos das marinas da Califórnia, que sofreriam danos ou naufragariam, representando perdas no valor de US$ 700 milhões, enquanto os principais portos teriam dificuldades em levar até o alto-mar grandes navios de carga a tempo de evitar o impacto da onda gigante.
"Neste cenário, umas 750 mil pessoas teriam de ser evacuadas, incluindo 90 mil turistas e visitantes", acrescentou o informe, co-editado pelo USGS e pelo Serviço Geológico da Califórnia.
O número de turistas afetados - que correriam maior risco, pois estariam menos preparados para saber o que fazer - chegaria a milhões, caso o tsunami ocorresse nos meses de verão. Nessa estação, os visitantes vão em massa para as praias da Califórnia.

"A boa notícia é que três quartos da Califórnia são desfiladeiros e, portanto, imunes aos impactos mais duros e devastadores de um tsunami", afirmou Lucy Jones, que chefiou a pesquisa.
Ela também comemorou que, segundo o estudo, nenhuma das duas usinas nucleares da Califórnia, ambas perto da costa, correriam riscos no cenário projetado. "A má notícia é que um quarto do que está em perigo fica na região economicamente mais valiosa da Califórnia", acrescentou.
Impacto em portos
O informe destaca o impacto potencial nos portos de Los Angeles e de Long Beach, dois dos principais pontos comerciais da costa oeste americana. "Os navios maiores que ficam nos portos também podem ser vulneráveis", disse. "Em vista do pouco tempo entre o alerta de tsunami... e a chegada da primeira onda" - 3,5 horas em Los Angeles e em Long Beach - pode ser "difícil ou impossível" levar os navios para alto-mar, onde correriam menos riscos.
"O dano a barcos nos portos é possível. Outros portos da Baía de San Francisco e da Baía de San Diego também são propensos a sofrer danos neste cenário", acrescentou.
Há tempos a Califórnia teme um "Big One", como denominam um grande terremoto commagnitude superior a 8,5, que pode acontecer em algum dos pontos fracos sismológicos debaixo deste estado, especialmente na falha de San Andreas, ao leste de Los Angeles.
No entanto, a possibilidade de um tsunami gerado por um terremoto mais distante tem sido levada muito a sério, sobretudo, desde que o terremoto de 9 graus de magnitude ocorrido em 11 de março de 2011, no Japão, matou 19 mil pessoas e provocou uma catástrofe nuclear. Seus efeitos são sentidos até hoje.
Imagem do Serviço Geológico dos EUa mostra análise de possíveis inundações que ocorreriam na costa da Califórnia caso ocorresse um terremoto no Alasca (Foto: Divulgação/USGS)Imagem do Serviço Geológico dos EUA mostra análise de possíveis inundações que ocorreriam na costa da Califórnia caso ocorresse um terremoto no Alasca (Foto: Divulgação/USGS)FONTE ;http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/09/forte-tremor-no-alasca-provocaria-tsunami-na-costa-dos-eua-diz-estudo.html