domingo, 15 de abril de 2012

Poema - Não Temas


Lição 3 -- Dons espirituais para evangelismo e testemunho, 2012 TVNovoTempo

Portugal leva golpe da Guiné-Bissau ao Conselho de Segurança da ONU


 O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, informou hoje o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que Portugal vai levantar a questão do golpe militar na Guiné-Bissau no Conselho de Segurança das Nações Unidas, órgão de que faz parte.




Num contacto que hoje à tarde manteve com Ban Ki-moon, o ministro português pediu uma “atenção urgente e especial” para a situação na Guiné-Bissau - disse ao PÚBLICO o seu porta-voz, Miguel Guedes.


Paulo Portas manifestou a Ban Ki-moon “grande preocupação” com a situação criada pelo golpe de Estado que levou à detenção, na quinta-feira à noite, do Presidente interino, Raimundo Pereira, e do primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

O ministro comunicou também ao secretário-geral das Nações Unidas as conclusões da reunião do conselho de ministros da CPLP (Comunidade dos 


A CPLP aprovou uma resolução que prevê a criação de uma “força de inerposição” com mandato da ONU A CPLP aprovou uma resolução que prevê a criação de uma “força de inerposição” com mandato da ONU (AFP)



Países de Língua Portuguesa), realizada no sábado em Lisboa, e disse a Ban que o ministro guineense dos Negócios Estrangeiros, Mamadou Djaló Pires, que participou na reunião, lhe enviou hoje - e também ao Conselho de Segurança - uma carta em que pede que “seja estudada a constituição de uma força” capaz de garantir a segurança da população e a integridade dos dirigentes do país, acrescentou o porta-voz.

Na reunião da CPLP, os ministros aprovaram uma resolução que prevê a criação de uma “força de inerposição” com mandato do Conselho de Segurança da ONU. Essa força seria constituída em articulação com a CEDEAO (Comunidade dos Estados da África Ocidental), a União Africana e União Europeia. Na sexta-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas divulgou uma declaração em que condena “a ingerência de militares na política” da Guiné-Bissau.

Alerta de tsunami é cancelado após tremores no Índico

Bíblia Fácil - Nova Temporada - Programa 1


Este é o primeiro episódio da nova temporada do nosso programa. Assista, divulgue e nos dê sua opinião.
Se você ainda não pediu, peça sua revista Bíblia Fácil agora mesmo na nossa página inicial.

Primeiro episódio da nova temporada do programa Bíblia Fácil.
Acesse nosso blog e receba nossa revista gratuita: novotempo.com/bibliafacil

Aquário: A Era do mal

O documentário "Aquarius: The Age of Evil" apresenta informações e análise documentadas sobre a moderna popularização da religião de mistério da Babilônia através da Teosofia e seu descendente direto - o movimento Nova Era. Também mostra a relação de seus objetivos (Teosofia) com os conceitos presentes nas sociedades secretas e no atual movimento Zeitgeist. Todos trabalhando pelo estabelecimento da Nova Ordem Mundial luciferiana. O vídeo está separado em dez partes no Youtube:











Assista a 4ª parte aqui.


Saiba mais:


Durante o Seminário "Possíveis e Prováveis Eventos no Futuro" realizado para os membros da Casa de Teosofia de Boston (18 de agosto de 1991), Bill Lambert - diretor de Teosofia da Nova Inglaterra - detalhou o plano por meio do qual a religião da Nova Ordem Mundial seria estabelecida. Lambert revelou aos presentes que a pessoa que tinha sido escolhida para preencher essa posição de liderança religiosa da Nova Ordem Mundial era o papa da Igreja Católica:


"No momento apropriado na história, o papa visitará o setor judeu/cristão/muçulmano de Jerusalém para anunciar que todas as religiões devem ser combinadas em uma só". (Espada)


* A despeito do site cristão A Espada do Espírito adotar o conceito dispensacionalista de interpretação profética (saiba mais aqui), ele possui muitas informações e dados úteis sobre o ocultismo e a Nova Ordem Mundial.

Falsos Profetas (O Fim Chegou!)


O diabo veste Armani - Líderes evangélicos e suas extravagâncias

Geólogo defende criacionismo no Globo Ciência

Na nova temporada do Globo Ciência, especialistas respondem às perguntas dos espectadores. O primeiro programa de 2012, traz respostas à questão levantada por Elizangela Queiroz, do Rio de Janeiro, que quis saber: “Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?”. O assunto tem tudo a ver com as teorias do criacionismo e do evolucionismo. Para os criacionistas, que acreditam que Deus é o criador de todos os seres, é claro que a galinha veio primeiro. Mas, para os estudiosos da evolução, que defendem que os seres vivos compartilham ancestrais comuns, foi o ovo que veio primeiro. A brincadeira é, na verdade, uma forma divertida de explicar conceitos fundamentais que nos ajudam a entender o que somos e para onde vamos. E essa discussão entre os adeptos das duas teorias é bem acirrada. O geólogo Nahor Neves de Souza Junior, da Universidade Adventista de São Paulo (Unasp), defensor do criacionismo, reconhece que a capacidade humana de produção de conhecimento é espantosa, e que eles nunca quiseram usar apenas Deus para a explicar a origem da vida.

“Não ficamos de braços cruzados, dizendo que Deus criou tudo. Eu vejo um robô, por
exemplo, e fico impressionado com a inteligência humana. Mas acho que às vezes
as explicações dadas pelos evolucionistas carecem de detalhes mais abrangentes.
Então antes do Big Bang não tinha nada? A vida surgiu do nada? Tendo em vista isso,
só posso pensar que ou há uma divinização da natureza, ou existe Deus por trás da
criação”, ressalta.
Já Mario de Pinna, professor titular do Museu de Zoologia da Universidade de Paulo (USP)  questiona, de cara, o termo “evolucionismo”. “Existe teoria da evolução. Temos algumas controvérsias em relação a mecanismos específicos do processo, mas não quanto à evolução em si. Não adotamos a ideia de que a vida surgiu do nada, e sim que houve uma transformação. Não é mágica. As aves são resultado da transformação de certos tipos de dinossauros, que punham ovos. Não há embate científico com o criacionismo, porque ele não existe como campo de pesquisa independente, tem apenas motivações sociopolíticas com ideias que já foram refutadas há muito tempo", diz o professor, explicando também que a ideia de seleção natural como mecanismo propulsor da evolução biológica é talvez a contribuição mais emblemática de Charles Darwin:

"A ideia é tão simples que poderia ter sido elaborada centenas, ou mesmo milhares, de anos antes. A seleção natural consiste na reprodução diferencial de indivíduos no decorrer das
gerações, com consequentes mudanças na frequência de características herdáveis (ou frequências gênicas) no decorrer do tempo. A variabilidade das populações fornece a matéria-prima sobre a qual a seleção atua, e variabilidade nova é suprida por mutações que ocorrem constantemente. Na época de Darwin e dos outros idealizadores da seleção natural, claro, não se conhecia quase nada sobre genética ou mecanismos de herança. Sabia-se, contudo, que a maioria das características dos seres vivos era herdável".

Em muitas ocasiões, os criacionistas são criticados por não apresentarem evidências científicas, o que o professor Nahor contesta. “Eu sou geólogo, tenho evidências científicas sim. Quando vejo os fósseis, é inevitável compará-los a um cemitério – eles se harmonizam com a narrativa bíblica do dilúvio. Minhas convicções criacionistas só aumentaram com o conhecimento científico, não diminuíram”, garante.
A ideia de um grande dilúvio planetário é somente um mito para o professor Mario de Pinna e para a maioria da comunidade científica. Segundo ele, é impossível entender nossa posição no mundo sem a perspectiva evolutiva. “A evolução sempre foi a melhor explicação para os fatos sobre os seres vivos. A elaboração de uma teoria evolutiva consistente durante os últimos 150 anos nos permitiu entender uma imensa gama de fenômenos biológicos. Descobertas revolucionárias, como a estrutura do DNA, somente confirmaram a perspectiva evolutiva. A organização em diferentes planos, do morfológico ao molecular, não deixa dúvidas de que as similaridades são herdadas de ancestrais comuns. O homem é um tipo de macaco, assim como é um tipo de mamífero, um tipo de vertebrado etc. A teoria evolutiva é a realização mais extraordinária da única espécie que conseguiu desvendar sua própria história”, diz.

Entenda mais a respeito da controvérsia em reportagem veiculada em 17 de junho de 2011 no programa NT Repórter, da TV Novo Tempo.



Nota: Embora a reportagem escrita tenha ouvido um pesquisador científico criacionista, nos vídeos apresentados o "representante" do conceito criacionista ouvido foi um padre, ou seja, um religioso que, ao que parece, não estuda o assunto profundamente, mas fez praticamente uma descrição de como surgiu a controvérsia com o evolucionismo. É interessante, por outro lado, a abordagem da TV sobre a controvérsia, pois, ao menos, deu voz na parte escrita ao pensamento criacionista ao contrário de outras publicações que fazem questão de não dar espaço ao contraditório como é uma das premissas básicas da apuração jornalística.
Importante a argumentação do geólogo Nahor, uma vez que apresenta pesquisas embasadas em estudos e não apenas opinião religiosa.
Site do Globo Ciência, 14.02.2012.


Estado americano favorece ensino do criacionismo

Uma lei que permitirá aos professores de escolas públicas questionarem o consenso científico em questões como aquecimento global e teoria da evolução entrará em vigor em breve no estado americano do Tennessee (sul). O governador Bill Haslam permitiu que o projeto de lei - aprovado pela Câmara estadual e pelo Senado - se torne lei sem sancioná-la, afirmando não acreditar que a legislação “mude os padrões científicos que são ensinados em nossas escolas”. “No entanto, eu também não acredito que traga algo que não seja aceitável em nossas escolas”, afirmou o governador, em um comunicado. A medida permite a professores “ajudar estudantes a compreender, analisar, criticar e revisar de forma objetiva os potenciais e fragilidades científicas das teorias existentes abordadas na disciplina ensinada”. Também diz que a legislação “não deve ser construída para promover qualquer doutrina religiosa ou não religiosa”.

Nos últimos dias, o governador recebeu uma petição assinada por mais de três mil pessoas pedindo que vetasse o projeto, mas seus partidários conservadores tinham apoio suficiente para sobrepujar o veto com uma maioria simples.

“Uma boa legislação deve trazer clareza e não confusão. Minha preocupação é que esse projeto não tenha alcançado esse objetivo”, afirmou Haslam. “Por essa razão, eu não assinarei o projeto, mas permitirei que se torne lei sem a minha assinatura”, acrescentou.

Os críticos rotularam a lei de “Projeto de lei do macaco” (“Scopes Monkey Trial”, em inglês), em alusão ao amplamente divulgado “Julgamento do Macaco”, ocorrido em 1925, em que o estado do Tennessee acusou o professor de nível médio John Scopes de violar uma lei estadual que proibia o ensino “de que o homem descendeu de uma ordem animal menor”.

A Associação de Professores de Ciências do Tennessee e a seção estadual da União Americana de Liberdades Civis (ACLU, em inglês) são os maiores críticos da medida e afirmam que ela dará amparo legal para que os educadores ensinem ideias pseudocientíficas.

“Eles não falam tanto sobre criacionismo, mas sobre Desenho Inteligente”, disse no começo da semana Hedy Weinberg, diretor executivo do braço estadual da ACLU. “É uma forma muito inteligente e sutil de desafiar a teoria da evolução e permitir que os professores introduzam o Desenho Inteligente e o neocriacionismo”, acrescentou.

O Desenho Inteligente defende a ideia de que a evidência científica pode demonstrar que formas de vida se desenvolveram sob o direcionamento de uma inteligência superior.

O Discovery Institute, cujo modelo jurídico inspirou o projeto de lei, o enalteceu como “protetor da liberdade acadêmica de professores de ciência para que possam discutir de forma abrangente e objetiva tópicos científicos controversos, como a evolução”.

Radicado em Seattle, o grupo apoia o ensino de alternativas à evolução em escolas públicas, bem como a pesquisa sobre o Desenho Inteligente.

A última controvérsia é parte de uma longa batalha entre os defensores de um ensino público secular e cristãos conservadores, que acusam as autoridades de atacarem sua liberdade ao manter a religião fora da esfera pública.

Em dezembro de 2010, uma pesquisa do instituto Gallup revelou que 4 em 10 americanos acreditam que Deus criou os homens em sua forma atual cerca de dez mil anos atrás. Mas evidências científicas demonstram que os humanos evoluíram de ancestrais símios ao longo de um período de cerca de seis milhões de anos.

Em 1968, com base na separação entre Estado e Igreja, a Suprema Corte considerou inconstitucional banir o ensino da Teoria da Evolução.


Nota: Para blindar o darwinismo de maiores discussões, a tática é sempre a mesma: fazer parecer que a discussão se dá entre cientistas e religiosos. Nada mais falso. Há muitos cientistas que discordam das teses macroevolutivas do darwinismo e há muitos pensadores ateus, inclusive, que advogam o design inteligente. A proposta, ao que me parece, é abordar em sala de aula as fragilidades da teoria da evolução. Que mal há nisso? Na verdade, o ensino de um darwinismo crítico somente vai beneficiar os alunos, hoje expostos ao assunto como se fosse um dogma. Embora não concorde com o viés político dessa controvérsia nos Estados Unidos, nem tampouco com o ensino do criacionismo bíblico em aulas de ciências nas escolas públicas, sou plenamente favorável ao ensino do darwinismo com ênfase, também, nas insuficiências do modelo e nos questionamentos feitos a ele.[MB]

Número de mortos em onda de tornados nos EUA chega a 5


Uma onda de poderosas tempestades e tornados castigou os estados de Oklahoma, Kansas, Nebraska e Iowa, nosEstados Unidos, neste sábado (14) e domingo (15), matando pelo menos 5 pessoas em Oklahoma e deixando dezenas de feridos e um rastro de destruição.


Várias construções, inclusive de grande porte, ficaram danificadas.
As mortes em Oklahoma ocorreram na localidade de Woodward, a nordeste de Oklahoma City. Duas crianças estão entre as vítimas, segundo a CNN. Apenas no estado, 29 pessoas estão ferido.
Um hospital em Creston, em Iowa, e o aeroporto de Wichita, no Kansas, foram alguns dos prédios que sofreram danos .Os 250 moradores do local deixaram a região a tempo e muitos deles se refugiaram na prefeitura local, segundo a Fox News.Boa parte da pequena localidade de Thurman, no oeste de Iowa, ficou destruída.
60 tornados
Um total de 60 tornados foi registrado desde a noite de sábado em Kansas, Iowa, Nebraska e Oklahoma.

O Centro Federal de Prognóstico de Tempestades emitiu alerta de “alto risco” para os estados de Oklahoma, Kansas, Nebraska e Iowa, que no total têm uma população de cinco milhões de pessoas.
O primeiro dos tornados foi registrado em Norman, em Oklahoma, e deixou pelo menos 18 pessoas levemente feridas, além de ter causado danos em vários edifícios, de acordo com o jornal “The Oklahoman”.
A última vez que esse centro lançou um alerta de alto risco foi em abril de 2011, quando um devastador temporal arrasou o sul e o leste do país deixando pelo menos 347 mortos em apenas uma semana.

Ashley Quinton anda entre os destroços da casa de sua amiga Sherry Enochs na tentativa de salvar ben, neste sábado (14), na cidade texana de Forney (Foto: AP)


Tormenta faz o seu caminho perto do Rush Center, Kansas. (Foto: Gene Blevins / Reuters)

O instituto informou ainda que as tempestades podem mudar para o leste, movendo-se em direção a Wisconsin, Illinois e Missouri.

Tornados causaram danos em Thurman, Iowa. (Foto: Eric Francis / AFP Photo)