segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Quando o Pai proíbe, obedeça



Em declaração ao portal Terra, o estudante João Vitório Tavares, 19 anos, diz que poderia ter sido mais uma das mais de 200 vítimas do incêndio na boate Kiss, ocorrido na madrugada de domingo (27), em Santa Maria, RS. Segundo ele, sua vida foi salva pelo pai. “Os guris já tinham me ligado umas setes vezes para ir para a Kiss, já tinha até me arrumado, mas meu pai trancou o pé na porta e não me deixou sair. Acabei dormindo e fui acordado por várias ligações me perguntado se eu estava bem”, disse o estudante. Ele perdeu ao menos três amigos na tragédia. “Poderia ter sido eu, era para eu estar lá”, pondera. “A ficha ainda não caiu, não sei como pode ter acontecido uma coisa dessas.”

A experiência do jovem João faz pensar nas proibições de Deus. Somos livres para escolher nosso caminho, mas não somos livres para dar as costas para as consequências dessa escolha. Mesmo quando Deus “tranca o pé na porta”, ainda podemos insistir e dizer “não”. Ele respeita nosso livre-arbítrio. Com lágrimas nos olhos (como fez o pai do filho pródigo), Ele diz: “Ok, filho, siga seu caminho, mas não se esqueça de que sempre estarei aqui, de braços abertos, para recebê-lo.”

Quando Deus nos adverte para evitar o consumo do álcool, Ele o faz porque sabe que essa invenção diabólica tem o poder de destruir famílias, vidas, carreiras. Quando Ele recomenda o sexo após o casamento, o faz porque sabe que o sexo é uma bênção (porque Ele o criou), quando praticado no contexto certo, com a pessoa certa, na hora certa; mas, quando usado com irresponsabilidade, o sexo é fonte de tristeza, frustração, desilusão e atédoenças. Quando nos pede para escolher sabiamente os lugares que escolhemos frequentar, as pessoas com que vamos nos relacionar e os prazeres a que vamos nos entregar, Deus faz isso porque sabe que lugares, pessoas e prazeres podem representar bênção ou maldição; podem edificar ou destruir; podem refazer, recrear, santificar, revigorar ou desfazer, poluir e escravizar.

Relacione-se com Deus para conhecer a vontade dEle para sua vida. Reconheça que neste mundo somos todos “adolescentes inconsequentes” carentes da orientação do Pai. Ore, converse com Ele e leia a carta de amor que Ele deixou para você, a Bíblia Sagrada. Nela estão os conselhos e as orientações necessários para que tenhamos uma vida tão segura e frutífera quanto é possível neste mundo de pecado. E quando Deus “trancar o pé na porta” querendo bondosamente impedir sua passagem, fique feliz. Você tem um Pai que se importa com você.

Michelson Borges

FONTE ;http://www.criacionismo.com.br/2013/01/quando-o-pai-proibe-obedeca.html

Série espirtismo – Estudo 2




O primeiro pilar do espiritismo: A reencarnação – Parte 1
De acordo com a doutrina espírita, reencarnar significa voltar com a alma para dentro de um novo corpo. Veja o que o pai do espiritismo moderno – Allan Kardec – disse sobre o assunto no capítulo quatro do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo:
“Não há dúvida que, sob o nome de ressurreição, o princípio da reencarnação era uma das crenças fundamentais dos judeus e que foi confirmada por Jesus e pelos profetas de uma maneira clara. De onde se segue que negar a reencarnação é negar as palavras do Cristo”. (Disponível em: http://www.espirito.org.br/portal/download/pdf/ese/o-evangelho-segundo-o-espiritismo.pdf Acesso em: 16 de março de 2009).
Será que Allan Kardec tem base bíblica para afirmar uma coisa dessas?
1) É verdade que a reencarnação era uma das crenças fundamentais dos judeus e que foi confirmada por Jesus?
Resposta: Com certeza, não. Para os judeus que escreveram a Bíblia, não existe o termo “reencarnação” e muito menos tal ideia aparece nas Escrituras. Os judeus entendiam a morte como sendo um estado de total inconsciência (estudaremos sobre isso noutra lição. Você poderá conferir isso na Bíblia e em comentários sobre a história dos judeus.) até o dia da ressurreição corporal.Vejamos:
“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” Eclesiastes 9:5-6.
“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” Eclesiastes 9:10.
“Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos.” Isaías 26:19.
Só esses textos já são suficientes para provar que os judeus jamais acreditaram na reencarnação, tanto que o livro Eclesiastes afirma que na morte não há consciência, amor, ódio, e que a pessoa morta não tem parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol, ou seja, nesse mundo. Se não tem parte alguma nos acontecimentos do nosso cotidiano, então isso significa que não reencarna.
A seguir, veja a lista de alguns escritores judeus que acreditavam ser a morte um sono e não uma “oportunidade para reencarnar”:
• Davi – Salmo 13:3;
• Jeremias – Jeremias 51:57;
• Daniel – Daniel 12:2; 13;
• Paulo – 1 Coríntios 15:6, 20; Tessalonicenses 4:13-15. Mais de 50 vezes a Bíblia compara a morte a um sono!
E, para finalizar a lista com “chave de ouro”, o próprio Jesus – ao contrário do que disse Allan Kardec – demonstrou a mesma crença de que a morte é um sono e que, portanto, não é possível uma pessoa que está dormindo – e inconsciente – reencarnar:
“Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu” João 11:11-14.
Portanto, aceitar a reencarnação é que significa negar as palavras de Cristo!
2) E a afirmação de Allan Kardec de que para os judeus “reencarnação é outro nome para ressurreição”?
Resposta: Simplesmente não há apoio bíblico para uma afirmação dessas. Por algumas razões:
• De acordo com a maioria dos dicionários, “reencarnação” é o ato ou efeito de reencarnar, ter pluralidade de existências com um só espírito (em corpos diferentes). Já a palavra “ressurreição” vem dos termos gregos “anástasis” e “égersis” que significam: levantarerguer, surgir, sair de um local ou de uma situação para outra.
Perceba que o significado do termo “ressurreição” no original bíblico nada tem a ver com reencarnação!
Biblicamente, “ressurreição” é o mesmo que ressurgir – do pó da terra, segundo Isaías 26:19 – enão reencarnar.
• Na Bíblia, são mencionados oito casos de ressurreição, sendo sete de restauração da vida, isto é,ressurreição para tornar a morrer e não ressurreição para tornar a reencarnar.
No mesmo livro em que Kardec afirma que “ressurreição” e “reencarnação” são “sinônimas”, ele se contradiz“As idéias dos judeus sobre esse assunto, e sobre muitos outros, não estavam claramente definidas, pois apenas tinham noções vagas e incompletas sobre a alma e sua ligação com o corpo”. (Disponível em: http://www.espirito.org.br/portal/download/pdf/ese/o-evangelho-segundo-o-espiritismo.pdf Acesso em: 16 de março de 2009).
Como os judeus poderiam crer que a ressurreição é o mesmo que reencarnação se eles “apenas tinham noções vagas e incompletas sobre a alma e sua ligação com o corpo”?
Também merece destaque a aparente prepotência dele em dizer também que os judeus “Designavam pela palavra ressurreição o que o Espiritismo chama mais apropriadamente de reencarnação”. Como um homem pode dizer que o espiritismo sabe melhor que Deus o significado do termoressurreição, sendo que o Eterno é o Autor da Vida e da Bíblia? (Atos 3:15; 2 Timóteo 3:16).
Como Allan Kardec poderia estar certo se Jesus disse em João 11:25 que Ele – Cristo – é a fonte de vida e que o meio que utilizará para devolver a vida aos mortos será a ressurreição, como ensinada na Bíblia? (Conferir João 5:28, 29 – aqui fala de ressurreição para vida e não de reencarnação para a vida!).
3) Em quais textos bíblicos Allan Kardec se baseou para afirmar que Jesus e os judeus acreditavam na reencarnação?
Resposta: Ele tira do contexto vários versículos para tentar apoiar “biblicamente” as conclusões dele. Iremos analisar os principais e colocá-los no devido contexto para que nosso(a) amigo(a) não fique com dúvida alguma sobre o que a Bíblia realmente ensina sobre o assunto:
• Mateus 11:13-15 – Com base nesse texto, os espíritas ensinam que João Batista era “Elias reencarnado”.
Refutação:
1) A afirmação de Jesus em Lucas 7:28 e Mateus 11:11 diz: “Entre os nascidos de mulher, não surgiu ninguém maior que João Batista…”. Ele não afirmou “entre os reencarnados” não surgiu ninguém maior que João Batista;
2) O próprio João Batista disse que não era Elias! “Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não”. João 1:21. João Batista sabia quem ele era melhor do que qualquer um! (só Deus conhece o ser humano mais que todos).
3) João 10:41 diz que “…João não fez nenhum sinal…” Com Elias foi diferente: ressuscitou mortos, fez com que descesse fogo do céu e realizou outros milagres que João nunca fez (ler 1 Reis 17:19-24; 18:41-46; 2 Reis 1:9-16). Fica claro com isso que eles não eram a mesma pessoa, pois cada um tinha seus dons espirituais.
5) Elias, nunca morreu! De que modo ele poderia reencarnar se foi levado em vida ao céu? (ler 2 Reis 2:11-14). Eis uma prova clara de que, para ir para o mundo espiritual, a pessoa terá de ir com o corpo.
• João 3:1-12 – Allan Kardec diz que “nascer de novo” significa “reencarnar”.
Refutação: A experiência do Novo Nascimento é umas das mais lindas e sobrenaturais que existe. O Espírito Santo convence e atrai o pecador para Jesus e transforma-o completamente. Portanto, não podemos confundir reencarnação com regeneração do ser humano.
Quando o Salvador afirmou que devemos nascer de novo, não tinha em mente a ideia da reencarnação por que:
1) “Nascer da água” é ser batizado por imersão, como Jesus foi batizado;
2) “Nascer do Espírito” é ser transformado pelo Espírito Santo.
O novo nascimento, longe de significar reencarnação, é uma transformação do caráter que se revela em atitudes, incluindo a obediência a Deus (João 14:15). As coisas erradas que gostávamos de fazer não gostamos mais; as coisas certas que não gostávamos de realizar, passamos a gostar.
Isso é “nascer de novo”: mudar de vida, ou seja, morrer para uma vida de pecado e ressuscitar para uma vida santa com Jesus Cristo (Romanos 6:4).
Ser nascido “da água e do Espírito” equivale a “nascer de novo”. No grego, “nascer de novo” significa“nascer do alto”, de Deus. Os que são nascidos do alto têm o Criador como Pai e se parecem com Ele no caráter. Pela graça de Cristo, desde o momento em que nascem de novo, obtêm forças para lutar contra o pecado (Romanos 6: 12-16) ao invés de permitir que o pecado os domine (1 João 3: 9; 5: 18).
Com isto, concluímos que o novo nascimento não é reencarnar; é ser transformado pelo Espírito Santo. A Bíblia não ensina a existência da reencarnação, de acordo com Hebreus 9:27 (Estudaremos sobre esse texto noutra ocasião).
No próximo estudo finalizaremos nossa análise do primeiro “pilar” do espiritismo: a reencarnação. Até lá.

Nota: Resolvemos disponibilizar no Blog um ótimo material do Programa Na Mira da Verdade tudo a respeito sobre o Espiritismo. Pois alguns internautas que querem defender a sua fé de todas as formas possíveis e inimagináveis, descartamos qualquer comentário que não tenha base bíblica. Qualquer assunto que tiver fundamento bíblico poderemos conversar numa boa, mas ficar se degladiando e sem respaldo da Bíblia é como se tivessemos falando palavras ao vento num grande desperdício. Um grande abraço a todos.

Série espiritismo – Estudo 1




Estou gravando com Amilton Menezes, da rádio Novo Tempo, uma série de estudos sobre o espiritismo, que serão veiculados no programa “O Assunto É” a partir do próximo Sábado, 31, às 2h da tarde.
Para esse programa elaborei uma série de 8 estudos (programas) a fim de: (1) mostrarmos biblicamente como Deus considera o espiritismo, (2) explicar textos usados para “apoiar” a doutrina espírita e (3) mostrar aos ouvintes que não há harmonia entre a Bíblia e os escritos de Allan Kardec.
Toda semana você terá acesso ao estudo que for sendo veiculado. Tanto escrito (aqui no blog) quanto o áudio, que será disponibilizado no site da rádio (www.novotempo.org.br/radio)
Oro para que você use esse material da forma correta, para levar o conhecimento bíblico aos nossos amigos espíritas que são tão caridosos, receptivos e amorosos. Eles precisam conhecer a Verdade, mas, jamais devem ser magoados.
Logo abaixo você terá o material escrito do primeiro programa. Um grande abraço!

Leandro Quadros.
Introdução
O Brasil é o país com o maior número de espíritas no mundo. Estatísticas feitas pelo IBGE em 2005 revelaram que 40 milhões de brasileiros acreditam na doutrina espírita.
A escritora e profetisa Ellen White escreveu há mais de 100 anos“O espiritismo está prestes a cativar o mundo. Muitos há que julgam ser o espiritismo mantido por truques e imposturas, mas isto está longe da verdade. Um poder sobre-humano está operando de várias maneiras, e poucos têm a idéia do que será a manifestação do espiritismo no futuro”. (Evangelismo, p.p. 602, 603).
Perceba que, de acordo com Ellen White, não é por acaso que o espiritismo é muito divulgado na mídia, especialmente nas novelas de uma grande emissora de TV de nosso País!
O que vamos estudar com você nessa série de oito programas na rádio Novo Tempo é esse fenômeno chamado espiritismo, que faz parte da vida de muitas pessoas sinceras e caridosas. Com certeza, não esgotaremos o assunto, mas abordaremos o que cremos ser o principal: os cinco pilares do espiritismo e algumas afirmações de Allan Kardec – pai do moderno espiritismo – para sabermos se a doutrina espírita realmente está em harmonia com o ensino bíblico sobre o que acontece com o ser humano depois da morte.
Com base na Bíblia responderemos a algumas perguntas nessa série:
1) Como Deus considera o espiritismo?
2) Para onde vai a alma ou espírito depois da morte?
3) A doutrina da reencarnação é uma verdade ou uma mentira?
4) Os escritos de Allan Kardec estão em harmonia com a Bíblia?
5) O espiritismo oferece as verdadeiras respostas às dúvidas que o ser humano tem sobre a vida e o mundo?
6) É possível ser salvo sendo um espírita?
7) Para Deus é correto ser cristão e espírita ao mesmo tempo?
O que é alma
[Em estudo posterior abordaremos de maneira mais detalhada o conceito de “alma” na Bíblia]
Para respondermos à pergunta: “o que acontece com a alma depois da morte?”, precisamos sabercomo Deus fez a vida. Gênesis 2:7 responde:
“Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”
Convém destacarmos alguns pontos do verso acima:
1) Perceba que Deus criou um boneco de barro com todos os órgãos, tecidos, músculos… E, para que aquela obra de arte do Criador ficasse completa, precisava de vida. Por isso, Deus soprou no ser humano o fôlego de vida; não soprou uma alma;
2) O ser humano, portanto, não tem uma alma; ele é uma alma (ler Deuteronômio 10:22). A Bíblia apresenta uma visão holística do ser humano, ou seja: a alma (pessoa viva) só existe se estiver interligado o corpo, o fôlego de vida (que é o “espírito”, no original bíblico. O termo hebraico e grande parte dos versos é ruach. No grego, pneuma), a mente, as emoções. Separando-se tais elementos da natureza humana (que é psicossomática segundo a própria ciência), a vida acaba.
E, de acordo com Jesus (o “Autor da Vida” – Atos 3:15), será apenas na ressurreição que tais elementos do SER serão reunidos para a alma (pessoa) voltar a existir“e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos.” Lucas 14:14.

Nota: Resolvemos disponibilizar no Blog um ótimo material do Programa Na Mira da Verdade tudo a respeito sobre o Espiritismo. Pois alguns internautas que querem defender a sua fé de todas as formas possíveis e inimagináveis, descartamos qualquer comentário que não tenha base bíblica. Qualquer assunto que tiver fundamento bíblico poderemos conversar numa boa, mas ficar se degladiando e sem respaldo da Bíblia é como se tivessemos falando palavras ao vento num grande desperdício. Um grande abraço a todos.