sábado, 3 de março de 2012

ESPIRITISMO -NO PROGRAMA NA MIRA DA VERDADE ]


Cremos no Grande Conflito


Especialistas em ética defendem morte seletiva de recém-nascidos


O jornalista Reinaldo Azevedo publicou uma matéria bastante polêmica em sua coluna semanal. O assunto é a questão “moral” envolvida no aborto.
Azevedo cita os acadêmicos Alberto Giublini e Francesca Minerva, que publicaram um artigo polêmico na Revista de Ética Médica, intitulado “After-birth abortion: why should the baby live?“ [Aborto pós-nascimento: por que o bebê deveria viver?].
Segundo eles, não há grande diferença entre o recém-nascido e o feto. Minerva e Giublini acreditam ser lícito e moralmente correto matar tanto fetos como recém-nascidos. Para eles, a decisão sobre o direito da criança viver ou ser morta cabe aos pais e até aos médicos.
A justificativa é que “nem os fetos nem os recém-nascidos podem ser considerados pessoas no sentido de que têm um direito moral à vida”. Sendo assim, o “aborto pós-nascimento” deveria ser permitido em qualquer caso, tratando-se mais especificamente das crianças com deficiência.
Eles vão mais longe: quando o “recém nascido tem potencial para uma vida saudável, mas põe em risco o bem-estar da família”, também deveria ser “eliminado”.
Em sua argumentação, citam uma pesquisa feita em um grupo de países europeus onde somente 64% dos casos de Síndrome de Down foram detectados nos exames pré-natais. O resultado foi o nascimento de 1.700 bebês com Down, sem que os pais soubessem previamente.
Minerva e Giublini entendem que, se os pais soubessem de antemão, poderiam ter feito o aborto. Como não foi possível, sugerem que essas crianças poderiam ser mortas logo ao nascer.
Questionados sobre a possibilidade de entregar essas crianças para a adoção, responderam “Precisamos considerar os interesses da mãe, que pode sofrer angústia psicológica ao ter de dar seu filho para a adoção. Há graves notificações sobre as dificuldades das mães de elaborar suas perdas. Sim, é verdade: esse sentimento de dor e perda pode acompanhar a mulher tanto no caso do aborto, do aborto pós-nascimento e da adoção, mas isso não significa que a última alternativa seja a menos traumática”.
Ou seja, para eles, do ponto de vista da mulher, matar um filho recém-nascido é “psicologicamente mais seguro” do que entregá-lo à adoção. Minerva e Giublini acabaram com a célebre narrativa do julgamento de Salomão. No lugar do rei, esses dois especialistas teriam dividido a criança ao meio.
Esse texto polêmico revela alguns dos argumentos centrais dos abortistas. Eles reconhecem como vida, tanto o feto como o recém-nascido. Porém, dizem que ainda não são pessoas no sentido que chamam “moral”.
A reação à publicação do artigo foi violenta na comunidade internacional. Os autores chegaram a ser ameaçados de morte.
Julian Savulescu, editor da publicação, também é diretor do The Oxford Centre for Neuroethics. Ele escreveu um texto defendendo a publicação e acusa de “fundamentalistas” e “fanáticos” aqueles que atacam os dois “especialistas em ética”. Para ele, a questão ética não pode se misturar com convicções religiosas.
Com informações VEJA

Tornados matam 28 pessoas em três Estados dos EUA


Poderosos tornados que cruzaram o meio-oeste e o sul dos Estados Unidos nesta sexta-feira (2) mataram ao menos 28 pessoas, informaram as autoridades locais.
As tormentas atingiram seis Estados americanos, deixaram vítimais fatais em três deles e elevaram para mais de 40 o número de mortos em virtude de tornados na última semana.
Casas e outras construções foram varridas em Indiana, Kentucky, Ohio, Alabama, Tennessee e Illinois.

A força desses tornados lembra os fenômenos que, no início da semana, passaram pelos Estados de Kansas, Missouri, Illinois e Tennessee, matando ao menos 13 pessoas.
Imagens exibidas pela TV americana mostram ônibus virados, prédios destruídos e casas de madeira que tiveram apenas a base preservada em um pequeno Condado do Alabama.
De acordo com as autoridades, a situação não é muito diferente em outras regiões do país. O número de mortos ainda pode aumentar.
Segundo o meteorologista John Hart, do Centro de Meteorologia e Previsão de Tornados em Oklahoma, mais tormentas podem ocorrer em cidades do meio-oeste e sul americanos.
  • Só nesta semana, quase 130 tornados foram registrados pelos serviços de meteorologia dos Estados Unidos.
Os tornados de 2012 trazem para os americanos as amargas lembranças dos fenômenos que mataram 550 pessoas nos EUA no ano passado.
Segundo o Serviço de Meteorologia de Oklahoma, 2011 foi o ano com maior número de mortes por tornados em um século.