sábado, 3 de março de 2012

Tornados matam 28 pessoas em três Estados dos EUA


Poderosos tornados que cruzaram o meio-oeste e o sul dos Estados Unidos nesta sexta-feira (2) mataram ao menos 28 pessoas, informaram as autoridades locais.
As tormentas atingiram seis Estados americanos, deixaram vítimais fatais em três deles e elevaram para mais de 40 o número de mortos em virtude de tornados na última semana.
Casas e outras construções foram varridas em Indiana, Kentucky, Ohio, Alabama, Tennessee e Illinois.

A força desses tornados lembra os fenômenos que, no início da semana, passaram pelos Estados de Kansas, Missouri, Illinois e Tennessee, matando ao menos 13 pessoas.
Imagens exibidas pela TV americana mostram ônibus virados, prédios destruídos e casas de madeira que tiveram apenas a base preservada em um pequeno Condado do Alabama.
De acordo com as autoridades, a situação não é muito diferente em outras regiões do país. O número de mortos ainda pode aumentar.
Segundo o meteorologista John Hart, do Centro de Meteorologia e Previsão de Tornados em Oklahoma, mais tormentas podem ocorrer em cidades do meio-oeste e sul americanos.
  • Só nesta semana, quase 130 tornados foram registrados pelos serviços de meteorologia dos Estados Unidos.
Os tornados de 2012 trazem para os americanos as amargas lembranças dos fenômenos que mataram 550 pessoas nos EUA no ano passado.
Segundo o Serviço de Meteorologia de Oklahoma, 2011 foi o ano com maior número de mortes por tornados em um século.