terça-feira, 9 de abril de 2013

ESTUDO O GRANDE CONFLITO (lista de reprodução)

Aliança Evangélica repudia declarações de Feliciano sobre africanos


A Aliança chama as afirmações de "fruto de leitura mal feita de parágrafos bíblicos".
por Jarbas Aragão

Aliança Evangélica repudia declarações de Feliciano sobre africanosAliança Evangélica repudia declarações de Feliciano sobre africanos

A Aliança Cristã Evangélica Brasileira reúne representantes de diversas denominações. O grupo também se posicionou contrário à indicação do pastor Marco Feliciano à presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal.
Posteriormente, teve um encontro pessoalmente com o deputado pastor e, embora seja contra o casamento gay, a Aliança Evangélica emitiu uma nota dizendo que “discerne e refuta posicionamentos que não façam jus à postura recomendada por nossa fé, pela integridade ética e por uma prática política democrática. Refutamos, outrossim, manifestações intolerantes e violentas produzidas por grupos que aviltam o debate democrático e o diálogo respeitoso, na tentativa de impor à força sobre toda a sociedade uma perspectiva particular”.
Agora, voltou a se manifestar sobre algumas declarações de Feliciano que foram usadas pela mídia como se fossem um entendimento de todos os evangélicos.  O documento intitulado “Esclarecimento e repúdio quanto a suposta maldição sobre negros e africanos” fui publicado no site da entidade domingo (7). Seus membros fazem a abordagem de 10 pontos teológicos sobre o texto de Gênesis capítulo 9, versos 20 a 27.
A Aliança diz que “vem a público para repudiar o uso inadequado das Escrituras Sagradas, a Bíblia, juntamente com as interpretações e afirmações daí decorrentes, especificamente as feitas quanto a supostas maldições existentes sobre africanos e negros. Afirmações desta natureza são fruto de leitura mal feita de parágrafos bíblicos, tomados fora do seu contexto literário e teológico, que acabam por colaborar com os interesses de justificar pensamentos e práticas abusivas, contrárias ao espírito da Palavra de Deus, cujo foco está na Justiça, na Libertação e na promoção da Vida e Dignidade Humana”.
No final do texto, lamenta “o equívoco provocado por tal vulgarização do texto bíblico, bem como a banalização quanto ao conteúdo de nossa fé”. Curiosamente, o próprio pastor Feliciano já declarou que foi mal interpretado quando escreveu sobre o assunto em seu perfil do Twitter dois anos atrás. A manifestação da Aliança Evangélica ocorre na mesma semana que outra instituição do tipo, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs voltou a pedir a saída de Feliciano.
Leia na íntegra a nota da Aliança Evangélica aqui.

A Última Esperança (lista de reprodução)

Forte terremoto deixa mortos em região de usina nuclear no sul do Irã


Tremor de magnitude 6,3 ocorreu a 89 quilômetros de Bushehr.
Abalo matou ao menos 20, mas estrutura da usina não foi afetada


Um forte terremoto de magnitude 6,3 atingiu o sul do Irã nesta terça-feira (9), segundo o Serviço Geológico dos EUA.
O abalo matou 20 pessoas e deixou 650 feridas, segundo a agência estatal Irna, que cita fontes locais. Os mortos foram levados à cidade de Khormoj.
O tremor ocorreu às 16h22 locais (8h52 de Brasília), a uma profundidade do 10 quilômetros, e a 89 quilômetros de Bushehr, onde fica a única usina nuclear iraniana.
O abalo foi sentido na usina, mas não houve danos à estrutura dela.
"O terremoto de modo algum afetou a situação normal no reator, o pessoal continua a trabalhar no regime normal, e os níveis de radiação estão completamente dentro do normal", disse uma autoridade da Atomstroyexport, empresa russa que construiu a usina, segundo a agência russa RIA.
Testemunhas afirmaram que o tremor foi sentido em Dubai, do outro lado do Golfo Pérsico, e em outras localidades.
Ele foi seguido por outro tremor, de 5,4, 13 minutos depois do primeiro, e de várias réplicas menores.
Uma moradora de Bushehr disse que sua casa e as casas de seus vizinhos foram abaladas pelo terremoto, mas não danificadas.
"Pudemos sentir claramente o terremoto", disse Nikoo, que pediu para ser identificada apenas pelo primeiro nome, por telefone, à agência Reuters. "Todas as janelas e lustres tremeram"
Milhares de pessoas vivem nas duas aldeias próximas à usina nuclear.

Líder evangélico visita papa e anuncia que “ecumenismo vai avançar”

Presidente da Igreja Evangélica da Alemanha felicitou o novo pontífice
por Jarbas Aragão

Líder evangélico visita papa e anuncia que “ecumenismo vai avançar”Líder evangélico visita papa e anuncia que "ecumenismo vai avançar"
O Papa Francisco recebeu ontem (8) Nikolaus Schneider, o presidente da Igreja Evangélica da Alemanha, sua esposa e uma comitiva em uma audiência privada. É a primeira desse tipo desde que o novo pontífice assumiu.
Segundo o porta-voz da Santa Sé, Frederico Lombardi: “o encontro foi extremamente frutuoso e significativo do objetivo ecumênico que também neste pontificado se leva por diante sem incertezas”.
Schneider cumprimentou o Papa pela sua eleição e afirmou ser “entusiasmante” a escolha do nome Francisco, pois lembra “um santo que fala verdadeiramente a todos os cristãos”. Schneider e o Papa falaram sobre o “valor do ecumenismo dos mártires”, recordando o sofrimento dos fiéis de várias confissões cristãs que morreram durante o regime nazista. “O sangue derramado dos mártires é algo que une profundamente as diferentes confissões cristãs no testemunho comum por Cristo”.
Em 2017, a Igreja Luterana irá comemorar os 500 anos da Reforma Protestante, que gerou a separação dos evangélicos de Roma. Schneider ressaltou que será um momento extremamente importante para a Igreja evangélica. Ambos falaram sobre os avanços no ecumenismo e nas relações entre a Igreja Católica e a tradição da Reforma.
Foi lembrada também a visita de Bento 16 a Erfurt, Alemanha, em 2011, quando o agora papa emérito se reuniu com representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã no antigo convento dos Agostinhos, onde viveu Martinho Lutero (1483-1546) antes de iniciar a Reforma. Com informações Rádio Vaticana.