Tremor teve epicentro em província localizada no sudeste do Irã, região que faz fronteira com Paquistão e Afeganistão, e foi sentido em diversos cidades do Oriente Médio e até na Índia


Um forte tremor atingiu o Irã e foi sentido em diversos países asiáticos nesta terça-feira. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor de 7.8 graus de magnitude foi registrado a 83 km da localidade de Khash e 81 km de Saravan, na província iraniana de Sistan e Baluchistão, às 7h44 de Brasília. O epicentro do sismo teve uma profundidade de 82 km. Anteriormente, a agência informava uma profundidade de apenas 15,2 km - quanto mais próximos os terremotos são da superfície, mais seus efeitos são sentidos.
Segundo informações da televisão iraniana Press TV, pelo menos 40 pessoas morreram, mas ainda não há confirmação oficial. Um funcionário do governo iraniano disse à agência Reuters que este foi o "maior terremoto no país em 40 anos e esperamos centenas de mortos", mas esta informação não foi confirmada. 
Começam também a espalhar-se os primeiros relatos de vítimas no Paquistão. Ainda de acordo com a Press TV, pelo menos nove pessoas morreram e 100 ficaram feridas no país asiático. Este número, no entanto, deve aumentar já que as agências de notícias internacionais afirmam que centenas de prédios desabaram no país.
Pessoas se aglomeram do lado de fora de prédio evacuado após o tremor  ser sentindo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos Foto: Reuters
Pessoas se aglomeram do lado de fora de prédio evacuado após o tremor  ser sentindo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
Foto: Reuters
De acordo com informações Instituto Geofísico da Universidade de Teerã, o tremor teve magnitude 7.5. A agência iraniana aponta que o sismo teve epicentro a 81 km da localidade de Saravan, na província de Sistan e Baluchistão, e a uma profundidade de 95 km. A região está localizada no sudeste do Irã e faz fronteira com o Paquistão e o Afeganistão.
Prédios altos balançaram na capital da Índia, Nova Délhi, levando pessoas a correr para as ruas, segundo testemunhas ouvidas pela agênciaReuters. Pessoas também deixaram prédios no Catar e em Dubai, disseram moradores locais. O tremor também foi sentindo com força em outras partes do Golfo Pérsico e ao redor do Paquistão.
Segundo o USGS, o Oriente Médio e regiões adjacentes são afetados pelo movimento de quatro grandes placas tectônicas (da Arábia, Eurásia, Índia e África) e um bloco tectônico menor (Anatólia). De acordo com a USGS, a magnitude é medida por uma escala desenvolvida a partir da tradicional Escala Richter. A agência americana diz que há possibilidade de grandes estragos nas proximidades do epicentro e que cerca de 360 mil pessoas sentiram tremores de grande intensidade. 
Um outro terremoto, de magnitude 6,3, atingiu o Irã perto da única usina nuclear do país no dia 9 de abril, matando 37 pessoas e deixando 850 feridos, ao destruir casas e devastar dois vilarejos.