quinta-feira, 25 de abril de 2013

180 GRAUS - João Paulo Beraldinelli


Apocalipse zumbi e o desafio da camisinha


Duas notícias bizarras me chamaram a atenção hoje e me fizeram pensar em duas coisas: ou estou ficando realmente velho ou é o fim do mundo mesmo – bem, na verdade, são as duas coisas ao mesmo tempo.

A primeira notícia, veiculada no portal G1, informa que “dezenas de zumbis ‘invadiram’ o campus da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, na terça-feira (23), em um evento que, além de data e hora marcada, teve um objetivo nobre: testar os conhecimentos dos alunos da Escola de Saúde Pública da instituição sobre as técnicas de primeiros socorros e preparação para emergências. Segundo a professora da universidade, Eden Wells, os alunos matriculados na disciplina de epidemiologia e gestão de desastres na saúde pública foram forçados a pensar além dos planos típicos de preparação e resposta durante o exercício de ‘apocalipse zumbi’. [...] A ideia do treinamento é inspirada em um currículo desenhado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), órgão do governo norte-americano. O CDC explica que o curso usa a preparação contra um ataque de zumbis para alcançar e engajar diversos públicos na necessidade de reagir a uma tragédia inesperada.” As autoridades norte-americanas (e até a Nasa) andam muito preocupadas com tragédias...

A outra notícia, publicada na seção “Bem Estar”, também do G1, trata da nova mania entre alguns jovens: aspirar preservativos pelo nariz e depois retirá-los pela boca (como se não bastassem os jovens que consomem álcool pelo reto e pela vagina). Segundo a matéria, “abrincadeira, identificada geralmente como ‘condom challenge’ (desafio da camisinha), é feita por adolescentes de diversos países, inclusive o Brasil”. [Mas] “especialistas em otorrinolaringologia desaconselharam a brincadeira e apontaram os riscos que ela pode trazer. Segundo eles, a prática pode causar desde uma sinusite grave até, em tese, a obstrução do pulmão, o que, em último caso, levaria o indivíduo à morte”.


Como disse, são notícias que me fazem sentir em outro planeta – diferente daquele dos meus tempos de jovem/adolescente. No meu tempo, também se faziam algumas “loucuras”, mas a moçada hoje está “se superando” – sem contar a violência gratuita que leva um assaltante a matar o assaltado, mesmo depois de ter levado dele o que queria (indício de que a vida está cada vez mais desvalorizada); o número crescente de estupros como “arma de guerra” e praticados até contra crianças; o aumento assombroso das doenças sexualmente transmissíveis e dos comportamentos de risco e imorais; e por aí vai. Pelo visto, só falta mesmo o “apocalipse zumbi”. Mas que o desfecho apocalíptico da história ocorra antes disso. Essa é a minha esperança.[MB]

João Trindade - 1º Dígilia 2013


Frente de Direitos Humanos se reúne com igrejas cristãs


A Conic teve espaço para comentar sobre alguns temas como ecumenismo e fundamentalismo religioso.
por Leiliane Roberta Lopes

Frente de Direitos Humanos se reúne com igrejas cristãsFrente de Direitos Humanos se reúne com igrejas cristãs
Nesta quarta-feira (24) a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos, criada contra a Comissão de Direitos Humanos e Minorias – que está sob a presidência do deputado Marco Feliciano (PSC-SP), se reuniu com líderes de igrejas cristãs para tratar sobre a situação dos direitos humanos no Brasil.
Entre os convidados estavam os representantes do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), da Confissão Luterana no Brasil e do Movimento Nacional de Direitos Humanos, entre outras entidades.
A Conic já se pronunciou pedindo a saída de Feliciano da CDHM e não aceitando como legítima as eleições internas que colocaram o parlamentar evangélico no comando da comissão.
O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) narrou algumas partes da reunião, incluindo a fala do pastor Walter Altman, do Conic, que falou sobre o ecumenismo, sobre o papel das igrejas (católicas e evangélicas tradicionais) contra a ditadura no Brasil e ainda apresentou um relatório sobre a morte de latino-americanos.
Altman também fez críticas aos grupos considerados “fundamentalistas” dizendo que estes religiosos deturpam as mensagens da Bíblia. “O fundamentalismo é de fato preocupante, não só no cristianismo. E ele é uma deturpação das mensagens dos livros sagrados”, segundo escreveu o deputado Wyllys em seu Twitter.

Igreja inicia corrente de oração pela jovem Ingrid Vitória


SITUAÇÃO DA MISSIONÁRIA CONHECIDA EM TODO O BRASIL É GRAVE E SÓ UM MILAGRE PODE CURA-LA

A conhecida Ingrid Vitória Martins, missionária que tem pregado o evangelho apesar das dificuldades de saúde (veja abaixo), está com a saúde ainda mais fragilizada. A ASA (Ação Solidária Adventista) da região centro Sul de Santa Catarina (Associação Catarinense - AC) tem realizado uma campanha para arrecadação de recursos para auxiliar na sua melhora, mas, apesar das doações de todo o Brasil, infelizmente Vitória tem piorado.

"Os recursos ajudaram muito, auxiliaram, por exemplo, na caríssima alimentação especial. Com certeza ela estaria muito pior e não fosse a ajuda de todo o Brasil", comenta o pastor Fábio Correa, a ASA local. Sua situação hoje é de feridas por todo corpo, a deixando acamada a mais de uma semana. "O problema maior não é nem a parte externa. Por dentro ela tem muitas feridas também, e isso está fazendo o seu esôfago quase se fechar", comenta Raquel Ellen, voluntária no auxílio da missionária. Além disso, uma forte infecção tem feito ela somente dormir nos últimos dias.

Uma possibilidade de cura existe. O transplante de medula por uma equipe nos EUA. Mas para isso uma série de exames foram feitos e encaminhados para os médicos responsáveis. "Eles estarão analisando e vendo a possibilidade de fazer a delicada cirurgia. Mas só um milagre para tudo dar certo, já que a saúde dela é muito delicada", ressalta o pastor Fábio Correa, a ASA local.

Por isso a Igreja Adventista criou uma campanha de oração para a jovem missionária. A corrente de oração pela Vitória será neste sábado, 27 de Abril. "Estamos realizando essa grande oração intercessora, desde ações individuais até momentos de oração com toda a congregação. Só Deus pode curar, e confiamos que Ele é o médico dos médicos. Por isso, ore, jejue e compartilhe essa mensagem. O Brasil está sendo convocado!", clama o pastor Fábio.

A sugestão é que você copie essa imagem anexo e divulgue nas suas redes sociais e na sua Igreja, além claro de participar orando neste sábado. Saiba mais informações no blog: www.ajudevitoria.com

Entenda: Ingrid Vitória tem hoje 17 anos e desde que nasceu sofre de uma doença chamada Epidermólise Bolhosa, que provoca bolhas quando a pele tem contato com qualquer coisa, inclusive a própria roupa. Apesar das dificuldades, ela criou há alguns anos um Pequeno Grupo, que recentemente foi dividido devido ao tamanho. Em breve os dois grupos (cerca de 60 pessoas) estarão formando uma congregação em um salão cedido por uma das participantes.