terça-feira, 16 de outubro de 2012

Especialistas temem "terremotos monstruosos" na Ásia pela ruptura da placa tectônica indiana sob a



O terremoto, que foi seguido pelo tsunami devastador de 2004 acelerou a atividade sísmica entre a Índia e Austrália.
A placa tectônica sob o Oceano Índico está dividido em dois, um fenômeno que vai causar terremotos adicionais como registrado em Sumatra em abril, que atingiu 8,7 e 8,2 graus na escala Richter, disse ontem a revista científica " Nature ».
Quase cinqüenta milhões de anos, a placa Indo-australiana começou a se dividir em duas ou três peças, em um processo lento que os sismólogos já sabia. Esta quebra foi atrás do terremoto de 9,2 graus com epicentro em Banda Aceh, em dezembro de 2004 eo subsequente tsunami que causou 228 mil vítimas do Sudeste Asiático, bem como os dois terremotos que sacudiram a costa em abril passado na ilha Sumatra da Indonésia.
"A actividade sísmica entre a Índia ea Austrália já estava movimentos significativos antes de Abril de 2012, mas se acelerou significativamente desde o terremoto, em Banda Aceh (Indonésia) em 2004 ", disse Matthias Delescluse Efe, um pesquisador da École Normale Supérieure Paris.
"Agora percebemos que a deformação da placa entre os dois países pode causar terremoto monstruoso registrou uma magnitude nunca antes ", acrescentou Delescluse , autor de um dos três itens que inclui "Natureza" e analisar as causas e consequências de ambos os terremotos, com Thorne Lay, da Universidade da Califórnia, e Fred Pollitz, o Serviço Geológico dos EUA.
De acordo com os pesquisadores, ainda não há uma fronteira que divide limpar o prato, mas possivelmente surgir entre o oeste de Sumatra e Índia sudeste.
O primeiro terremoto de 8,7 graus na escala Richter, foi desencadeada pela ocorrência de pelo menos quatro fissuras na placa, em apenas 160 segundos. O terremoto foi sentido desde a Índia até a Austrália, incluindo o sul e sudeste da Ásia, e foi seguido duas horas depois por um segundo terremoto de 8,2 graus.
"Nós nunca vimos um terremoto como este. É parte da cisão confusa de uma placa. É um processo geológico que vai levar milhões de anos até formar a nova fronteira e provavelmente exigem milhares de terremotos de magnitudes semelhantes para que isso aconteça ", disse Keith Koper, um sismólogo e co-autor de um dos textos.
Ao contrário do terremoto em Banda Aceh, em 2004, o terremoto de abril não resultou em um grande tsunami , apesar da sua grande magnitude porque os movimentos horizontais foram causados ​​por falha oblíqua, e não houve vítimas para ocorrer apenas no mar, longe de da costa.
Nos seis dias após os dois terremotos, o número de terremotos na região, com magnitudes superiores a 5,5 graus multiplicados por cinco, e veio a ocorrer até 1.500 km do epicentro dos dois primeiros.