quinta-feira, 27 de setembro de 2012

186-THE BLUE LAW-( DECRETO DOMINICAL )-COM PR SAMUEL RAMOS


Um terremoto na Indonésia provocou tremores por pelo menos uma semana em todo o mundo





Um grande terremoto deste ano, com uma magnitude de 8,6 graus na escala Richter,registrado em 11 de abril com epicentro no oceano das ilhas orientais de Sumatra (Indonésia), causou poucos danos, mas causou uma onda de terremotos em todo o mundo, pelo menos por uma semana , de acordo com uma nova análise pelos sismólogos da Universidade da Califórnia , Berkeley , e do Serviço Geológico dos EUA , publicado hoje na revista Nature.

Explica a nota oficial, o terremoto em abril passado 11 foi "extraordinariamente grande", na verdade, catalogada como "a maior décimo nos últimos 100 anos" e como alguns outros terremotos recentes, causou uma série de pequenos terremotos durante as três horas que levou ondas sísmicas viajam através da crosta da Terra.

No entanto, este estudo mostra que algumas falhas tectônicas não se abalaram bastante a tremer imediatamente, mas tinha sido preparado para "quebrar" até seis dias depois.

Especialistas apontam que esses resultados servem como um alerta para pessoas que vivem em regiões sismicamente ativas do mundo para arriscar que transporta um grande terremoto, porque pode persistir ", mesmo no lado oposto do planeta por mais de alguns hora "
"Até agora, os sismólogos sempre disse:" Não se preocupe com os terremotos que provocam terremotos distantes locais ". Este estudo indica que, embora muito raro, pode ocorrer décadas é apenas a cada poucos uma possibilidade real, se este tipo de terremoto ocorre ", disseRoland Burgmann, professor da terra e de ciências planetárias da Universidade de Berkeley e co-autor do estudo.

"Nós encontramos uma série de grandes eventos em todo o mundo, incluindo um terremoto de 7,0 na Baixa Califórnia e terremotos na Indonésia e Japão, que criou esta agitação local significativa "Burgmann disse. "Se eles tivessem ocorrido em áreas urbanas, poderia ter sido potencialmente desastrosa", continuou ele.

"Transcorrente"

A equipe de pesquisa também analisou as ocorrências sísmicas após cinco outros grandes terremotos, variando 8,5-9,2 graus, incluindo o desastre devastador de 2004 Sumatra-Andaman e Tohoku, que causou o tsunami no Japão, em março 2011 , matando milhares de pessoas.
Após a comparação, eles descobriram que esses grandes terremotos causou apenas um pequeno aumento na atividade dos símios global. Considere o que poderia ter acontecido no Oceano das Índias Orientais, de 2012, é que era um "transcorrente" (q ue pode ser traduzido como uma lágrima caiu ), um tremor que gera ondulações mais específicas chamadas ondas 'Love' . Estas viagens logo abaixo da superfície e tem poder suficiente para afetar falhas distantes.

Burgmann disse que os maiores terremotos ocorrem em zonas de subducção, onde o chão do oceano afunda debaixo de outra placa tectônica. Isto levou ao terremoto de Sumatra de 2004, que matou 200 mil pessoas.

No entanto, 2012 envolveu os movimentos laterais (ondas de Amor), o mesmo tipo que ocorrem na falha de San Andreas ao longo da Califórnia (EUA) e é considerado como tendo sido o maior terremoto já registrado este movimento.

"Este foi um dos mais estranhos que já vimos terremotos. Era como se o terremoto de 1906 em San Francisco, um evento transcorrente, mas enorme, com 15 vezes mais energia. Este terremoto e um de 8,3 que se seguiu, estavam em uma área cinzenta da placa oceânica perto da zona de subducção Sumatra , mas não foi uma única falha que causou o movimento, como se fosse um cruzamento entre três ou quatro falhas que muitas vezes quebrou para um terremoto tão poderoso que quebrou profunda "Burgmann analisados.

Lento deslizamento

A pesquisa relatada até cinco vezes o número esperado de terremoto durante os próximos seis dias para 11 de abril, bem como réplicas. Outros cientistas, Pollitz disse isso eu pode ocorrer devido a qualquer ocorrência de terremotos anormalmente baixos por seis a 12 dias antes do grande terremoto de 8,6, o que poderia aumentar o seu impacto, uma vez que tinha falhas sensíveis à onda de choque .
Burgmann pontos que podem ativar um mecanismo de tempo de atraso e que o grande terremoto foi causado uma cascata de outras falhas semelhantes não estourar até mais tarde. Explique que tremores quase imperceptíveis são um sinal de deslizamento lento .

"Uma possibilidade é que o terremoto provocou um deslizamento imediatamente lento em alguns lugares, talvez acompanhada por tremores perceptíveis, que depois escaparam de grandes terremotos. Alguns eventos deslizamento lento levar dias, uma semana ou mais para evoluir ", disse ele.


Proposta para descanso ao domingo em Israel avança com apoio do Primeiro-ministro


'O Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu deu a sua aprovação tácita para experimentar a proposta do Vice-primeiro-ministro Silvan Shalom para tornar o domingo um dia sem trabalho e escola, fontes próximas de Shalom confirmaram esta quarta-feira.

Shalom tem vindo a insistir há anos na sua proposta para uma semana de trabalho mais curta, mas até há pouco tempo parecia que um comité nomeado por Netanyahu iria bloquear a iniciativa. Uma trégua política entre Netanyahu e Shalom durante o último mês deu nova vida à proposta.

O Primeiro-ministro e Shalom discutiram a ideia num encontro a 2 de setembro. As suas equipas continuaram o debate desde então e fizeram progressos.

Representantes do comité, liderados pelo Diretor do Conselho Económico Nacional, Prof. Eugene Kandel, discutiram com os conselheiros de Shalom maneiras de testar a iniciativa, e devem encontrar-se novamente já na quinta-feira.

Uma possibilidade é estabelecer um domingo de descanso por mês. Mas os parceiros de Shalom disseram que tal projeto piloto é apenas uma forma de testar a iniciativa e implementá-la por fases.

Tais testes e fases são vistas como cruciais para obtenção da aprovação pelasorganizações económicas e entidades que se opõem ao encurtamento da semana de trabalho.

Uma fonte próxima de Kandel disse que o comité publicaria as suas conclusões imediatamente após o fim das festas judaicas, no próximo mês. Disse que Netanyahu não emitiria a sua opinião sobre o assunto antes de estudar as conclusões.

Estou feliz por qualquer progresso no sentido de implementar a minha iniciativa para um fim-de-semana mais longo aos Sábados e domingos em Israel”, disse Shalom. “Este é outro passo que eventualmente permitirá implementar plenamente a proposta”. Fonte: The Jerusalem Post, notícia publicada a 19 de setembro de 2012 (negritos meus para destaque)

Nota: outra evidência da crescente relevância que o descanso ao domingo está a ter pelo mundo fora. Neste caso, é mais significativo ainda, pois falamos da mais importante nação sabática do mundo!

FONTE ;
http://otempofinal.blogspot.com.br/