sábado, 18 de maio de 2013

Papa reúne 200 mil em encontro de Pentecostes no Vaticano


Papa reúne 200 mil em encontro de Pentecostes no Vaticano

Papa Francisco criticou a falta de ética do homem na vida pública

Cerca de 200 mil membros de movimentos religiosos se reuniram para ouvir o Papa Francisco neste domingo para um encontro de Pentecostes organizado pelo ministério para a Nova Evangelização Foto: Alessandra Tarantino / AP
Cerca de 200 mil membros de movimentos religiosos se reuniram para ouvir o Papa Francisco neste domingo para um encontro de Pentecostes organizado pelo ministério para a Nova Evangelização
Foto: Alessandra Tarantino / AP
Duzentos mil membros de vários movimentos religiosos se reuniram neste sábado na praça de São Pedro, na presença do Papa Francisco, para um encontro de Pentecostes organizado pelo ministério para a Nova Evangelização, anunciou o Vaticano.
"Assistimos a uma crise do homem que destrói o homem", alertou o Papa, que chegou à praça a bordo de um jipe.
"Na vida pública, política, se não há ética, tudo é possível (...) Lemos nos jornais quanto mal faz falta à toda a humanidade a falta de ética na vida pública", afirmou.
O Papa também criticou a primazia dos bancos sobre as famílias: "os investimentos que fazem os bancos cair são uma tragédia; se as famílias estão mal e não têm o que comer, não importa: esta é a nossa crise de hoje".
"A Igreja pobre para os pobres é contra esta mentalidade", defendeu.
Membros dos movimentos dos Focolares, Comunhão e Libertação, Caminho Neocatecumenal, Legionários de Cristo e Emanuel, entre outros, chegaram ao Vaticano vindos de todo o mundo para participar deste grande encontro de Pentecostes, organizado no âmbito do "Ano da Fé" pelo ministério para a Nova Evangelização, criado em 2010 por Bento XVI.
O evento, organizado por ocasião da festa de Pentecostes, que celebra o Espírito Santo, estava previsto antes da renúncia de Joseph Ratzinger e foi mantido por seu sucessor.
O bispo Salvatore Fisichella, que dirige o ministério para a Nova Evangelização, definiu estes movimentos religiosos como "um dos frutos mais evidentes" do Concílio Vaticano II (1962-65).
Estes movimentos, muito dinâmicos, são vistos por alguns como concorrentes das paróquias tradicionais, que estão em crise.
Neste domingo, o Papa celebrará a missa de Pentecostes na presença dos participantes deste encontro, na esplanada da Basílica de São Pedro.