terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Asteroide Eros Passará Perto da Terra Essa Semana


O asteroide 433 Eros, passará esta quarta-feira a 26,7 milhões de quilómetros da Terra, naquela que será a sua mais próxima passagem pelo nosso planeta desde 1975.

O 433 Eros é um asteroide de tipo S, que significa que é composto por silicatos de magnésio e ferro. Este tipo de corpos astrais, que representam 17% dos asteróides conhecidos, são muito brilhantes e os mais comuns na galáxia.
Foi descoberto a 13 de Agosto de 1898, pelos astrónomos Carl Gustav Witt e Auguste Charlois. Posteriormente foi calculada a sua órbita e descoberto que tinha uma forma oval, o que o fazia ocultar-se na órbita de Marte. Graças a esta característica puderam realizar-se boas observações do asteroide e a sua posição ajudou a precisar a distância entre a Terra e o Sol.
Em Fevereiro de 2000, a nave espacial NEAR Shoemaker, da NASA, aterrou na superfície do Eros e através de mais de 160 mil imágens da sua superfície, puderam ser identificadas cerca de 100 mil crateras, que ajudaram os astrónomos a perceber melhor a sua composição.
Segundo o jornal espanhol "El Mundo", a NASA afirmou que apesar da proximidade do asteroide, não haverá perigo de colisão com a Terra, uma vez que o mesmo se mantém a "uma distância muito considerável".Nesse sentido, a agência espacial norte-americana informou que o Eros passará a uma distância 80 vezes superior à do asteroide 2005 Yu55, que visitou o nosso planeta em 2011, passando a uma distância inferior à órbita da Lua, sem qualquer tipo de perigo.
O Eros permanecerá visivel até 10 de Fevereiro e, segundo explicaram os especialistas, voltará a passar pela Terra em 2056.



FONTE ; http://www.dn.pt