quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Forte terremoto de magnitude 7.6 atinge a Costa Rica


Um forte terremoto de magnitude 7.6 atingiu a Costa Rica por volta das 11h40 (horário de Brasília) desta quarta-feira, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos. Informações preliminares da agência norte-americana apontaram para uma magnitude de 7.9, dado ajustado em seguida. O epicentro está localizado a 40 km de profundidade na península de Nicoya, na costa do Pacífico, a 8 km da localidade de Samara, a cerca de 150 km da capital, San José.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico imediatamente emitiu alertas para as costas da Costa Rica, Panamá, El Salvador, Honduras, México, Colômbia, Equador, Guatemala, Peru e Chile. Ainda há discussões sobre um possível alerta para o Havaí. Pouco mais de 30 minutos mais tarde, o alerta foi cancelado para a maioria dos países, com exceção de Costa Rica, Panamá e Nicarágua.
Na maior cidade da Costa Rica, um correspondente da agência Reuters relatou que houve corte no fornecimento de energia e que alguns prédios balançaram. Por enquanto, segundo a representação da Cruz Vermelha no país, não há vítimas fatais.
Apesar do alerta, ainda não é certo que um tsunami será gerado. "O alerta está baseado em uma avaliação do terremoto", disse Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico em um boletim. "Um tremor dessa magnitude tem o potencial de gerar um tsunami capaz de atingir localidades próximas do epicentro em minutos e regiões mais distantes em horas".
A Marinha do Chile também emitiu um alerta de tsunami, que também foi cancelado pouco mais de uma hora depois. "Existe alta probabilidade de que o terremoto provoque um tsunami", disse o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile em seu site após o tremor.
O último grande terremoto registrado na Costa Rica foi em 2009, com magnitude 6.1, e deixou 40 mortos, de acordo com o USGS.