domingo, 10 de junho de 2012

“Cavaleiro Fiel” do Corinthians divide a opinião de evangélicos


Condenando a adoração da imagens os religiosos sabem que pode ser apenas um símbolo cultural

Mesmo tendo todas as características da imagem de São Jorge, padroeiro do time Corinthians, a estátua do Cavaleiro Fiel, obra do artista Gilmar Pinna, não está enfrentando a rejeição dos evangélicos da região.
O jornal Gazeta Esportiva esteve conversando com alguns líderes religiosos do bairro de Itaquera, na zona Leste da capital paulista, para saber o que eles acharam do monumento que será posto em frente ao estádio e não houve desaprovações.
“A Igreja é uma instituição de Cristo com a finalidade de anunciar a todas as pessoas indistintamente a mensagem do evangelho, incluindo tudo aquilo que agrada e desagrada a Deus. Contudo, entendemos que as associações, clubes, instituições e tantas outras entidades não-governamentais e governamentais são responsáveis por suas escolhas”, disse o presbítero Sulivan da Silva, responsável pelo departamento de marketing da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico.
O pastor Marcelo Rodrigues Oliveira, da Igreja Batista Central de Itaquera, também não se mostrou contrário ao monumento e como corintiano lembrou que no Parque São Jorge também há uma imagem do santo católico.
“No Parque São Jorge, já existe uma estátua de São Jorge. Mas é pequena, diferentemente desta. Às vezes, não fazem isso como culto, mas como um aspecto cultural. Por ser Parque São Jorge e coisa e tal…”, disse ele que admitiu que vai estranhar olhar para a enorme imagem todos os dias.
Marcelo é tão corintiano que faz questão de pegar uma versão da Bíblia King James para mostrar ao repórter da Gazeta Esportiva que o Corinthians é bíblico. “Corinthians aparece no livro de Corinto, no qual Paulo fala exatamente sobre isso [adoração de ídolos]. Fica meio contraditório, não? É uma orientação de um livro da Bíblia, de nome Corinthians… Tanto é que na King James, a tradução bíblica inglesa, o livro é grafado como Corinthians, e não como Coríntios”, explicou o religioso.
“Quando falo para os membros na nossa igreja que o Corinthians está na Bíblia, tenho que provar. Corinthians vem da cidade de Corinto, na Grécia, para onde o apóstolo Paulo endereçou duas cartas à igreja local. Os habitantes de lá se chamavam coríntios.
Por isso, existiu aquele time inglês [Corinthian], que veio excursionar no Brasil em 1910 e inspirou a criação do nosso Corinthians. Era como se fosse o Barcelona da época”, complementou o pastor que mesmo sendo um fiel torcedor, condena a adoração à imagem e esculturas.
FONTE ;http://noticias.gospelprime.com.br/