quinta-feira, 17 de maio de 2012

ANEL DE FOGO ;ECLIPSE RARO


Um eclipse anular a ponto de formar um anel perfeito (Imagem de journalsendiri.blogspot.com)
Presenciar um eclipse solar total é considerada uma das vistas mais espetaculares do planeta, mas muitos que já vi tanto dizer que um eclipse anel-de-fogo é tão dramática. Centenas de milhões em todo o mundo terão a chance de ver um em 20 de maio.
Ambos os tipos de eclipses acontecem quando a Lua se desloca entre o Sol ea Terra, bloqueando a luz solar. Um eclipse total ocorre quando a Lua está perto o suficiente para o nosso planeta para obscurecer totalmente a dom.Enquanto isso, um anel de fogo, ou eclipse anular, aparece quando a Lua está mais longe e não impede que toda a luz solar de começar completamente.
Durante um eclipse anular, como a Lua se alinha com o Sol, ela aparece como se não houvesse um buraco negro no meio de uma gravação de discos - seu nome vem de anel, que significa "anel" em latim.
Em média, há cerca de quatro eclipses anulares cada cinco anos. Mas eles estão sempre em lugares diferentes - e não houve um em os EUA por 18 anos.
Desta vez, o eclipse terá início na noite de domingo (horário de Brasília) na China e no Japão, e ao longo dos próximos quatro horas vai viajar mais de 10.000 km, atravessa o Oceano Pacífico e para os Estados Unidos. Mas somente aqueles a sorte de estar no corredor de 300 quilômetros de extensão, será capaz de observar o eclipse.
Rússia oriental, Coréia do Sul, Filipinas, Canadá e México só vai testemunhar um eclipse parcial - não um anel perfeito.
Quanto ao anel propriamente dito, você realmente tem que ter seu momento certo. Enquanto o céu vai ficar mais escuro, o período em que o sol descreve perfeitamente a lua só dura cerca de cinco minutos no máximo.

O tempo poderia estragar vista

Os EUA criou dezenas de visualizar eventos em parques nacionais e observatórios em todo o oeste do país.
Mas o Japão tem realmente explodiu em uma mania Eclipse.
Principais programas de TV passaram horas discutindo o assunto geralmente negligenciado da astronomia, enquanto livros de divulgação científica e telescópios amadores têm voado fora das prateleiras. O eclipse passará Japão nesta segunda-feira tempo da manhã local. Bondinhos será executado no início e barcos foram alugados para obter uma melhor visão do fenômeno raro.
Mas tudo isso não é surpreendente considerando-se um fato: Tóquio não tenha sido exposto a um eclipse anular de 173 anos.
Agora só há uma coisa a esperar - um céu claro.
"Infelizmente esta é a época das monções, e as perspectivas climáticas deveriam ser pobres", Alan MacRobert, editor da revista Sky and Telescope, disse à agência de notícias AFP.
"China e Japão, não parecem ser muito sortudo por isso. Levaria muito um golpe de sorte para obter um céu claro. "
Na verdade, a última vez que havia um anel de fogo eclipse previsto para a Costa Oeste dos EUA em 1992, o evento acabou por ser uma espécie de rojão úmido.
Naquela época, 15.000 pessoas se reuniram no Observatório Griffith em Los Angeles só para acabar olhando para um céu nublado anódino, antes de se dispersar humildemente.
Desta vez, Califórnia voltará a ser o melhor lugar para assistir ao eclipse, mas astrônomos amadores Griffith estão alertando para moderar as suas expectativas, enquanto esperam os céus vão provar kinder neste momento.